Processo Gerenciais
Dissertações: Processo Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vmdduran • 14/10/2013 • 5.805 Palavras (24 Páginas) • 395 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
Atividade Avaliativa - ATPS
Processos Gerenciais
Prof. EAD Karen Grubert Rojas
Douglas Pacheco de Campos Alexandre - 1299588518
Ivan - RA
Mary Ferraz RA
Vinicius Duran - RA
Indaiatuba /SP
2013
Douglas Pacheco de Campos Alexandre - 1299588518
Ivan - RA
Mary Ferraz RA
Vinicius Duran - RA
ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Prof. EAD: Edna de Almeida Rodrigues
Professor tutor presencial: Ricardo Moller
Professor tutor a distância: Ricardo Moller
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisitos para a avaliação da Disciplina Processos Gerenciais para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Indaiatuba /SP
2013
SUMÁRIO
Introdução
O que é Planejamento
Desenvolvimento
Planejamento Estratégico
Planejamento Tático
Planejamento Operacional
Projeto ambiental
ETE
Reciclagem
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO ( Vinicius)
Etapa 1 - Passo 3 - O que é Planejamento?
O planejamento é uma ferramenta administrativa que possibilita levar a realidade e avaliar os melhores caminhos para construir um referencial futuro, assim antevendo problemas e possibilitando tomar decisões antecipadas atingidas os objetivos, os resultados esperados pelas organizações gerais da empresa. Estas ações são visualizadas de maneira que envolva o aspecto de prazo, custos, segurança, qualidade, retorno e outras condições, sempre analisando situação de cada área (econômica, social, político-institucional, cultural, ambiental), considerando todo o conjunto, para que se tenha um planejamento correto.
O planejamento pode ser de curto, médio ou de longo prazo, pode envolver a organização inteira ou apenas uma parte, pode envolver clientes internos ou externos, pode ser detalhado ou simples.
Etapa 1 - Passo 3 - Quais os tipos de Planejamentos?
Planejamento Estratégico
Um processo a nível gerencial e institucional da empresa, que leva ao executivo a estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa e seu ambiente, que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. A empresa toda deve ser envolvida no planejamento estratégico para se obter um efeito holístico ou sinérgico. É um processo continuo de tomada de decisão estratégica e não um plano feito e refeito a cada ano que se passa. Não tendo que em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim em considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente.
Planejamento Tático
Um processo de nível intermediário da empresa e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais, apenas traçar os objetivos e mostrar aonde se quer chegar, com os objetivos de médio prazo. É um processo permanente e contínuo. Os planos táticos representam uma tentativa da empresa de integrar o processo decisório e alinhá-lo a estratégia adotada para orientar o nível operacional em suas tarefas e atividades com o intuito de atingir os objetivos empresariais propostos. É uma função administrativa que interage com as demais; É uma técnica de coordenação, de mudança e inovação.
Planejamento Operacional
Um processo de nível operacional da empresa e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizadas e submetidas a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. Especificamente refere-se ás tarefas e operações realizadas no dia a dia. Está voltado para otimização e maximização de resultados, em tomada de caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações.
No fundo os planos operacionais cuidam da administração pela rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela empresa a fim de alcançar os objetivos por ela traçados.
DESENVOLVIMENTO ( Douglas)
Planejamento não se refere a ações futuras, pois o planejar se executa no presente para que possa colher os resultados no futuro, ou seja, todo o plano requer um prazo para a sua implantação, para que isso ocorra o administrador tem que ter equilíbrio entre as vantagens de curto e longo prazo, pois quando o prazo curto esta estável tem que priorizar o prazo longo para superar as dificuldades que irão surgir, visto que o administrador tem que agir e nunca entrar em pânico quando as adversidades surgirem. (Francisco Lacombe & Gilberto Heilborn
...