Processo Gerenciais 4 Semesre
Dissertações: Processo Gerenciais 4 Semesre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sfborges7 • 16/10/2014 • 3.023 Palavras (13 Páginas) • 282 Visualizações
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- DESENVOLVIMENTO 4
2.1- Estudo Organizacional 4
2.1.1- Descrição de Funções 5
2.2- Administração da Produção 5
2.3- Teoria dos Jogos 9
2.4- Operações e Logística 10
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo investigar a empresa Smell Perfumes através da visão sistêmica na administração da mesma, empregando a interdisciplinaridade na gerência e na tomada de decisão.
Abordaremos a estrutura organizacional, mostrando as relações de hierarquia, comando e divisão de responsabilidades dentro da empresa. Seguindo o estudo pela administração da produção, a qual citou os processos e sistemas existentes na organização da mesma, como, o carro chefe, a política utilizada, ociosidade e os documentos utilizados para registro da empresa.
Dentro da teoria dos jogos citamos a maior dificuldade apresentada pela empresa hoje. E por fim, nas operações e logísticas, diagnosticamos o sistema de controle de estoques e a cadeia de suprimentos da empresa estudada.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1. – Estrutura Organizacional
A empresa R. R. Alves e Silva Perfumaria Ltda., empresa de pequeno porte, registrado no regime tributário simples, com nome fantasia Smell Perfumes, inseriu no mercado com a ideia de comercializar artigos de perfumaria e higiene pessoal, sendo referência em qualidade com a venda de produtos importados.
A empresa dispõe aproximadamente de 280 m², possui um escritório, salão para atendimento, um almoxarifado, copa, ou seja, um lugar reservado para os funcionários fazerem lanche e um banheiro.
A Smell Perfumes conta com sete trabalhadoras: Proprietário, três atendentes (vendedoras), um caixa, um gerente e um auxiliar de limpeza (terceirizado).
Os irmãos Ricardo e Roberto Alves e Silva, proprietários da empresa, dividem os cargos de direção e gerência.
Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Credita-se a criação dos primeiros organogramas ao norte-americano Daniel C. McCallum, administrador de ferrovias, no ano de 1856.
Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.
2.1.1 – Descrição de Funções:
a) Proprietário: Realiza planejamento financeiro e cria estratégias de continuidade e ampliação empresarial. Faz acompanhamento do giro dos produtos, negocia com fornecedores, acompanha lançamentos, contratação de pessoal. Toma decisões com relação à empresa. Treina a equipe com foco no cliente proporcionando excelência no atendimento aos mesmos.
b) Gerente: Gerenciar a equipe, acompanhar o andamento do atendimento ao cliente, controlar o estoque de mercadorias e avaliar troca de mercadorias, identificar os pontos fracos da equipe, criar informes financeiros e gerenciais ao proprietário, cuidar das contas a pagar e a receber, realizar controle de qualidade, acompanhar concorrência verificando preços, promoções e novidades no mercado.
c) Caixa: Cuidar do recebimento da realização das vendas, abrir a loja, fazer abertura e fechamento do caixa com todas as formas de pagamento, checar a identidade do cliente que está realizando as compras, manter as informações confidenciais dos demais funcionários, com exceções do gerente e proprietário.
d) Atendente: Excelência no atendimento ao cliente, priorizando o mesmo, manter asseio e organização da loja, conhecer e entender os produtos da loja, cuidar do estoque e principalmente atender o cliente sempre com foco em satisfazê-lo quanto aos produtos da loja que necessita.
e) Segmento: Higiene pessoal e perfumes.
f) Produtos: Sabonetes, desodorantes, produtos para barbear, produtos para higiene capilar, perfumes e extratos, creme e loções para pele e águas de colônias.
g) Marcas: Produtos Importados, como, Chanel, Bulgari, Burberry, Christian Dior, Giorgio Armani, Valentino, Calvin Klein e outros.
2.2. – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A Smell Perfumaria, empresa no ramo de perfumes investe em perfumes importados de grandes e famosas marcas, sendo o carro forte da empresa. Hoje, o Brasil é o maior mercado consumidor de perfumes no mundo.
E a empresa aposta nesta paixão dos brasileiros. São mais de 50 fragrâncias disponíveis na loja. Além dos perfumes a empresa também comercializa sabonetes, desodorantes, produtos para barbear, produtos para higiene capilar, perfumes e extratos, creme e loções para pele e águas de colônias, todos os produtos na loja são de origem estrangeira.
São produtos que agrada tanto homens quanto mulheres. O perfume é um negócio lucrativo pelo alto valor agregado.
Os irmãos Ricardo e Roberto Alves e Silva tiveram a ideia de comercializar os produtos importados após a grande busca que recebiam quando residiam nos Estados Unidos, vários amigos e parentes faziam diversas encomendas quando os irmãos viam ao Brasil a passeio. Daí surgiu à ideia de abrirem uma empresa apenas com vendas de perfumes importados.
Investiram R$ 80 mil na estrutura e aquisição dos perfumes e demais produtos. O ponto fica no corredor de um shopping, na cidade de Goiânia.
“Nós vendemos aproximadamente uns 300 perfumes ao mês. No mês passado, fechamos com R$ 16 mil de faturamento”, diz Roberto Alves.
O perfume é o carro-chefe do negócio, mas também são vendidos sabonetes, desodorantes, produtos para barbear, produtos para higiene capilar, perfumes e extratos, creme e loções para pele e águas de colônias.
A vantagem está
...