Processo de credenciamento
Seminário: Processo de credenciamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celoss • 8/5/2014 • Seminário • 372 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
ainda, que o processo de Acreditação tem grande chance de não obter o sucesso esperado, caso as pessoas não tenham sido sensibilizadas da maneira correta em relação aos assuntos da qualidade.
Necessidade de se ter uma preparação prévia e adequada dos funcionários que irão vivenciar o processo de Acreditação.
É imprescindível a participação dos líderes dos setores juntamente com seus funcionários, a fim de que proponham estratégias de treinamentos compatíveis com a realidade da unidade, sem deixar de considerar a qualidade do repasse das informações.
Segundo Mezomo (2001), a qualidade exige treinamento com seriedade de propósitos e conceitos comuns. Nesse foco, Gil (2007) afirma que a elaboração de um plano de treinamento requer inicialmente a formulação de objetivos e que estes deverão ser expressos em termos claros e precisos.
Gil (2007) ainda ressalta que os profissionais precisam ser educados na “cultura da qualidade” e não apenas serem treinados ou “adestrados”, pois o ponto de partida para o desenvolvimento da qualidade é a mudança de atitudes, e para que isto aconteça, é necessário não simplesmente capacitar as pessoas, mas procurar oferecer aos funcionários condições que propiciem a criatividade e iniciativa, além de favorecer a criação de uma cultura comum disposta a aceitar mudanças.
Considerando que o processo de melhoria nos procedimentos e resultados da Instituição só se torna possível por meio de uma capacitação coletiva, o médico tem um importante papel. Tanto por suas características inatas como pelos conhecimentos adquiridos, deve disponibilizar suas competências em funções básicas, como planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar, investindo, assim, em premissas que se referem ao treinamento contínuo de uma equipe. Deve prevalecer o interesse voluntário, com responsabilidade, comprometimento, segurança e ética profissional. O trabalho em equipe é fundamental e, caso não exista, deve ser aprendido. Nas eventuais mudanças radicais na cultura institucional, pode surgir forte resistência. Nestes casos, a liderança médica poderá ser a garantia dos novos rumos. A atuação do médico também compreende o apoio contínuo às equipes de enfermagem para a previsão, organização e administração de recursos na prestação de cuidados aos pacientes. Hospital Acreditado é um ambiente de excelência de qualidade e cuidado. A Instituição preza e precisa cumprir essa excelência para ter sua referência mantida. Há vantagens para todos: o médico, os colaboradores e os pacientes.
...