Processos Administrativo
Exames: Processos Administrativo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: comprometimento • 12/3/2015 • 375 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
4 Implicações Éticas do Controle
A função do controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados. É o último dos processos administrativos que tem como objetivo assegurar a adequação do desempenho aos padrões desejados por meio de ações corretivas e de medidas preventivas para evitar futuros desvios.
No que se referem ao controle, as implicações éticas estão vinculadas ao estímulo de comportamentos éticos alinhados à filosofia da empresa, na formulação de suas políticas e estratégias através de regras, códigos de conduta e modo de agir a fim de reduzir falhas e fraudes no ambiente corporativo que abrange toda a empresa. Um exemplo é a utilização do controle interno (CI). Segundo Souza e Weiss, (2006), CI são atividades que tratam de verificação de registros, ações ou resultados de acordo com os padrões fixados, com as determinações legais e com os resultados esperados. A utilização de CI pode colaborar para que possíveis falhas acidentais ou intencionais sejam reconhecidas, corrigidas e que não ocorram novamente da mesma maneira e intensidade.
Em um estudo realizado por Mota (1979), ele observou que a empresa ajusta o indivíduo à suas necessidades por processos de socialização, entretanto os indivíduos procuram exercer influência sobre a organização para obterem satisfação pessoal. Assim o comportamento ético exige atitudes que possibilitem a convivência entre pessoas onde se respeite a dignidade coletiva, traduzido em ações que promoveriam benefícios não somente às pessoas, como também ao próprio mercado. Assim, o comportamento ético premia a empresa ao fortalecer a sua imagem perante investidores e comunidade, ao atrair talentos e manter satisfeito o corpo de funcionários e ao permitir ampliar os negócios com clientes que compartilhem da mesma linha ética de atuação.
A base ética da organização envolve o processo de como as escolhas são realizadas e a repercussão destas escolhas na vida da organização. Cabe aos gestores estimular as pessoas a agirem de forma ética e a buscarem os melhores resultados. Nessa abordagem, consideram-se os valores individuais e seu impacto na cultura corporativa, buscando que existam parâmetros morais que balizem o processo de tomada de decisão orientado para valorizar o comprometimento humano, a imagem empresarial e o cumprimento da missão empresarial.
5 Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto. Adminstração teoria, processo e prática. 5ª edição, São Paulo, Manole, 2014.
...