Processos Administrativo
Monografias: Processos Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irisl • 6/9/2013 • 333 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
A organização faz parte do processo administrativo. Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições de cada um deles. Como função administrativa a organização faz parte integrante do processo administrativo de planejar, dirigir, organizar e controlar.
Como tal, a organização é uma atividade básica de administração serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados.
A organização como função administrativa se desdobra nos três níveis organizacionais.
1- Nível institucional
2- Nível intermediário
3- Nível operacional seja em atividades individual ou em equipes.
Enquanto o nível institucional se preocupa com o desenho organizacional no âmbito da empresa como um todo o nível intermediário se incumbe de detalhar o desenho dos departamentos que serão responsáveis pela administração de um ou mais recursos relevantes para alcance dos objetivos empresarias. O nível operacional fica com a responsabilidade de definir o desenho dos cargos e das tarefas os quais em conjunto operarão as tecnologias e gerarão os produtos ou serviços que constituem a tarefa básica da empresa.
Organizar isto é, compor todos os meios para que a ação empresarial seja viável e possa ser realizada com sucesso.
PDCA é um termo inglês formado pelas iniciais das palavras Planejar (P), Fazer (D), Checar(C) e Agir (A). É o fundamento da gestão pela qualidade total e pode ser aplicado a qualquer empresa. É a forma mais simples de implementar mudanças. Foi desenvolvido pelos japoneses após a 2º guerra mundial.
É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas. Apresenta quatro fases: P (plan – planejar): seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite de melhoria, com medidas claras para obtenção de resultados; D (do – fazer): implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso; C (check – verificar): análise dos resultados obtidos na execução do plano e se necessário, avaliação do plano; A (act – agir): caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e se transforma em um novo padrão.
...