Processos Administrativos
Dissertações: Processos Administrativos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sousapontes • 23/9/2013 • 6.594 Palavras (27 Páginas) • 329 Visualizações
Unidade: Paraty
Curso: Administração
Disciplina: Processos Administrativos
Nomes: Márcia Lopes Pires RA: 389209
Igor Mundim Costa RA: 399859
Solange Gil Braz RA: 397825
Título: ATPS
Professor: Marcelo Pereira
Professora: Mônica Satolani
Cidade: Paraty
Data: 20 e 21 de Junho de 2013
Processos Administrativos
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo possibilitar o conhecimento do processo administrativo, segundo Henry Fayol. Henri Fayol foi o fundador da Teoria Clássica. Viveu de 1841 a 1925, passando pelas conseqüências da Revolução Industrial e depois da I Guerra Mundial. Foi engenheiro de Minas e aos 19 anos entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde desenvolveu toda a sua carreira. Aos 47 anos assumiu a gerência geral da companhia que se encontrava em difícil situação. Fez uma administração muito sucedida e entregou o cargo ao seu sucessor em 1918. Fayol expôs a sua teoria em seu livro Teoria da Administração. Afirmou que o seu sucesso não se devia somente as suas qualidades pessoais, mas as técnicas que empregava. Desenvolveu uma teoria que visava aumentar a eficiência das empresas através da organização e da aplicação de princípios de administração. Enquanto Taylor observava os operários a trabalhar, Fayol refletia sobre os comportamentos que deveriam ser seguidos para se atingir uma boa prática administrativa. Segundo Fayol, os gestores valorizavam apenas o trabalho técnico, esquecendo-se de administrar as fábricas.
A fim de delinear a capacidade administrativa, Fayol apresenta 14 princípios:
•Divisão do Trabalho – especialização das tarefas e pessoas para a máxima eficiência;
•Autoridade e Responsabilidade - Uma pessoa responsável pelo resultado de uma operação deve ter autoridade para tomar as medidas necessárias para o sucesso dessa operação;
•Disciplina – obediência, respeito aos acordos;
•Unidade de Comando - um empregado deve receber ordens de apenas um superior;
•Unidade de Direção - deve haver “uma cabeça e um plano” para um grupo de atividades que cumpre o mesmo objetivo;
•Interesses Gerais – sobrepostos aos interesses particulares
•Remuneração do Pessoal – retribuição justa para a organização e para seus colaboradores;
•Centralização – concentração da autoridade no topo da pirâmide hierárquica;
•Cadeia de Comando – linha única de autoridade, do topo à base;
•Ordem – “um lugar para cada coisa, cada coisa (ou pessoa) em seu lugar”;
•Eqüidade – amabilidade e justiça para obter lealdade
•Estabilidade – quanto mais tempo em um cargo, melhor;
•Iniciativa – visualizar um plano e garantir seu sucesso;
•Espírito e Equipe – união e harmonia entre as pessoas.
A teoria clássica também é conhecida como Gestão Administrativa, do qual identifica as funções do administrador:
PLANEJAMENTO
ORGANIZAÇÃO
DIREÇÃO
CONTROLE
A Administração compreende no processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os esforços realizados pelos membros da organização para alcançar objetivos estabelecidos.
PLANEJAR
O planejamento é como uma locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar. Trata-se de uma função importante, porque contribui para o sucesso da organização como um todo e possibilita à organização adotar um comportamento pro ativo em relação ao futuro. Sem planos os administradores encontrariam bastantes dificuldades na sua liderança e tornaria-se um exercício sem consistência, o que conseqüentemente afetariam toda a organização. Pode-se concluir que o planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve uma série de elementos que se superpõe. O Planejamento é um processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre o objetivo que buscará no futuro, para tanto há diferentes níveis de organizacionais.
No nível institucional ou estratégico, o planejamento envolve a determinação dos objetivos;
No nível intermediário, trata-se da alocação de recursos, traduzindo e interpretando as decisões estratégicas, transformando-as em planos concretos em nível departamental;
No nível operacional, o planejamento desdobra os planos de táticos, de cada departamento, em planos operacionais, de cada tarefa.
Os recursos disponíveis deverão ser distribuídos continuamente, pois eles são limitados aos objetivos traçados. As empresas direcionam seus negócios e operações de maneira racional, por meio de padrões próprios, ou seja, determinando ações organizacionais e comportamentos diferenciados, definindo sua estratégia: definição para alcançar os objetivos, através de um plano unificado, compreensível e integrado.
A estratégia empresarial é formada pelos componentes: Ambiente: Conjuntos de negócios, mercados ou setores em que as organizações competem.
Empresa: distribuição dos recursos disponíveis, capacidades e habilidade entre esses negócios.
Adequação entre ambos: posição que a empresa deve adotar para compatibilizar seus objetivos.
No topo da hierarquia dos objetivos está a missão, a razão da existência da organização, do qual descreve os valores e razão de ser de ser. Os objetivos
...