Processos Administrativos
Ensaios: Processos Administrativos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Manuella2013 • 23/9/2013 • 1.509 Palavras (7 Páginas) • 211 Visualizações
ETAPA 1
Passo 1
Planejamento
Para o administrador, planejar torna-se obrigatório, pois terá que apresentar soluções viáveis para alcançar objetivos comuns.
No conteúdo a seguir apresentaremos as formas de planejamento estratégico, tático e operacional que explicará seus níveis e processos de uma forma mais detalhada, deixando assim, muito claro que uma das principais funções de um administrador dentro do processo administrativo é realizar planejamentos.
Planejamento estratégico
É o planejamento de nível institucional, ou seja, voltado para a empresa e seu ambiente geral (ambiente interno e externo) e, devido a essa característica, está sujeito às incertezas do ambiente e do mercado. Este tipo de planejamento é desenvolvido sempre olhando as interações entre todas as unidades para obter sinergia entre as mesmas e fazer com que esta combinação alcance os objetivos da estratégia empresarial. Deve ser focado em COMO FAZER ao contrário da Estratégia Empresarial que foca no QUE FAZER e no longo prazo conforme ressalta Chiavenato:
“Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10, 15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo.” (CHIAVENATO, Idalberto. Administração, Rio de Janeiro, Elsevier, São Paulo, Anhanguera, 2010, p. 142.).
Para Drucker:
“Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.” (P. Drucker, Introdução a Administração, São Paulo, Pioneira, 1984.)
Planejamento tático
O desdobramento do planejamento estratégico pode ser chamado de planejamento tático. É o planejamento de nível intermediário da organização e deve ser elaborado dentro das unidades tendo consciência de que estas estão inter-relacionadas.
Para Milena Queiroz Gonçalves dos Santos (2009): “O planejamento tático [...] é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria.”
O planejamento tático, elaborado pelos gerentes da organização, tende a ser mais detalhado que o planejamento estratégico sempre procurando manter sincronia e sinergia com outros departamentos, pois sempre será influenciado por eles. Trata-se de um planejamento contínuo e cíclico, porém, visando melhorias e inovações, devem ser feitos ajustes e correções no planejamento atual e nos planejamentos seguintes.
O objetivo de maneira mais clara por Lucimar dos Santos (2009) Tem por objetivo otimizar áreas de resultado (unidades) e não a empresa como um todo (planejamento estratégico).
Planejamento operacional
O planejamento operacional trata de quais serão as funções e de como elas devem ser feitas, ou seja, é feito no nível em que as tarefas são executadas. Este tipo de planejamento focaliza a maximização e a otimização de resultados.
Para Maximiano “o planejamento operacional [...] prevê os custos, o tempo e os riscos envolvidos numa certa atividade pré-definida pelo alto escalão da empresa.”
Este planejamento deve definir detalhadamente como serão os procedimentos (analíticos) e fazer com que o sistema seja o mais fechado possível para que não haja intervenções ambientais.
Deve-se atentar para 5 detalhes importantes²:
1. Recursos necessários para o desenvolvimento e a implantação;
2. Procedimentos básicos a serem adotados;
3. Resultados finais esperados;
4. Prazos estabelecidos;
5. Responsáveis pela implantação e execução.
Passo 2
Nos artigos podemos observar a idéia de cada autor e pontos de vista diferentes no que se refere ao planejamento o Professor Roberto Shinyashiki acredita que antes do planejamento tem que ter a visão e saber como aproveitar as oportunidades. Onde a maioria das pessoas enxerga problemas, o empreendedor enxerga oportunidade de desenvolver uma atividade lucrativa, e que possa estar se realizando profissionalmente.
Após enxergar esta oportunidade inicia-se um planejamento, onde são verificadas todas as oportunidades e riscos que serão assumidos ter que assumir com esse empreendimento (Análise FOFA/SWOT).
O empreendedor sempre se antecipa ao problema e identifica necessidades nunca se esquecendo do seu publico alvo, o empreendedor observa o que as pessoas estão buscando.
Já o Prof. Paulo Barreto dos Santos fala que o planejamento sempre foi necessário para o homem desde os tempos mais antigos. Ele cita a agricultura como o primeiro planejamento feito pelo homem, e que os homens primários começaram a plantar e tiveram a visão de que plantando sempre teriam alimento, e assim começaram a planejar como seria o melhor jeito de fazer o plantio: primeiro preparando o solo para ter mais facilidade no seu plantio, também fizeram armazéns, para estarem alocando tanto a colheita quanto as sementes para o próximo plantio, assim foi o primeiro planejamento realizado pelo homem.
O professor também cita que usamos o planejamento para tudo em nossa vida, e se não houver um bom planejamento podemos ter inúmeros imprevistos.
Assim o homem começou a planejar para tudo em sua vida, desde como plantar até onde queria chegar, minuciosamente começou a criar metas para atingir seu propósito. Assim ele obteve a eficácia e, ao logo do tempo, com muito planejamento, obteve a eficiência.
Passo 3
Finalização do relatório.
ETAPA 2
Passo 1
Planejamento Estratégico: Projeto de Leitura
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “Amigos do Livro” tem como objetivos incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos estudantes.
Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o
...