Processos Administrativos
Trabalho Universitário: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: areiner • 6/10/2013 • 1.601 Palavras (7 Páginas) • 323 Visualizações
Habilidades do Administrador:
1- Hab. Técnicas: Utilizam conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários p/ realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos. Habilidade de fazer coisas praticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar programas etc.
2- Hab. Humanas: capacidade de trabalhar com pessoas, e por intermédio delas, sabe se comunicar e compreender suas atitudes. Habilidade de lidar com pessoas e com equipes, sabendo educa-las, motiva-las continuamente, isso envolve liderança, comunicação etc.
3- Hab. Conceituais: capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que o administrador desenvolva filosofias, valores e princípios de ação, proporcionando ideias globais, conceitos e valores que permitem saber onde chegar, definindo o comportamento e ações futuras necessárias para resolução de problemas, e de visão futura antecipatória para geração de novas ideias e inovação.
Centralização
Refere-se à localização e distribuição da autoridade para tomada de decisões. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização, onde a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.
Vantagens da Centralização:
• Decisões são tomadas por administradores que têm uma visão global da empresa
• Tomadores de decisões situados no topo e geralmente bem treinados e preparados do que estão nos níveis mais baixos.
• Eliminação de esforços duplicados, reduzindo os custos operacionais.
• Certas funções, como compras, quando centralizadas, provocam maior especialização e aumento de habilidades.
• Decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais
Desvantagens da Centralização
• As decisões são tomadas por administradores que estão mais próximos dos fatos
• Tomadas de decisões situadas no topo raramente têm contato c/ os trabalhadores e c/ as situações envolvidas
• As linhas de comunicação são mais distanciadas provocando demoras prolongadas
• Administradores nos níveis mais baixos são frustrados porque estão fora do processo decisório.
• Pelo envolvimento de muitas pessoas nas comunicações, há mais possibilidade de erro e de distorção pessoais.
Vantagens da Descentralização:
• Decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores
• Tomadas de decisões são os que têm mais informação sobre a situação
• Maior envolvimento na tomada de decisão cria maior moral e motivação entre adm. Médios
• Proporciona bom treinamento para administradores médios
Desvantagens da Descentralização:
• Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre dptos.
• Maior custo por administrador devido melhor treinamento e salário de níveis mais baixos.
• Adm. Tendem a uma visão mais estreita e podem defender mais o sucesso do seu dpto.
• Politicas e procedimentos podem variar nos diversos dptos.
Reengenharia de Processos
É o termo usado para inovar o ambiente produtivo da empresa, para encarar novos desafios impostos pela sociedade e pelo mercado.
Uma empresa precisa de repensar os seus procedimentos operacionais, tendo como objetivo tornar as pessoas e as máquinas mais eficientes. Assim, será possível reduzir custos sem afetar a qualidade dos produtos e serviços, melhorando a qualidade, aumentar as receitas, incrementar a orientação para o cliente. A Reengenharia de Processos, em traços gerais, permite às empresas diminuir os problemas de ineficiência, alto custo e insatisfação dos clientes. As organizações mais atentas a este contexto acrescentam outros denominadores tais como: tempo, qualidade, flexibilidade, e a fundamental satisfação do cliente, seja ele interno ou externo. Assim, as iniciativas de melhoria de qualidade, e de melhoria contínua de processos, embora sejam essenciais, não são suficientes. No fundo, trata-se de identificar os processos ou procedimentos que compõem a operação global da empresa, e com isso torná-la mais competitiva com os instrumentos novos e poderosos, que facilitam a reconfiguração fundamental do trabalho.
Coaching e Mentoring
Coaching é um processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. Com isso, o coaching visa que o cliente possa se apoderar das próprias respostas, e dessa forma agir e criar ações assertivas que validem e realizem seus resultados de forma efetiva e contínua. Um coach, “treinador”, tem o poder de ouvir na essência, ou seja, fazer uma conexão com seu coache; senti-lo e assim, fazer um leque de perguntas que apoiem o cliente a chegar às respostas que ele busca, para que desta forma, o coache direcione efetivamente suas ações e alcance com sucesso os objetivos almejados, seja na carreira ou na vida pessoal.
Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Estas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional. Diferente de processos de Coaching, que estão em alta em todo país, e que visam o alcance de objetivos específicos como, por exemplo, promoções, mudança de emprego, melhoria na comunicação e nos relacionamentos interpessoais, num determinado espaço de tempo, no mentoring não há um tempo definido para que o processo seja finalizado, pois
...