Processos Administrativos
Pesquisas Acadêmicas: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bel41avanci • 11/9/2014 • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 385 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE VALINHOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE DIREITO E LEGISLAÇÃO, PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO
TUTORA EaD: Cintia Galeni
VALINHOS / SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Este artigo teve como objetivo apresentar tentativas de estruturar o RH para alinhar as pessoas às estratégias da empresa, além de apontar procedimentos para que esta implementação seja possível, como também apresentar as dificuldades que possam surgir no decorrer da implementação. Com embasamento teórico nos seguintes temas: gestão estratégica de pessoas, Balanced Scorecard, gestão de recursos humanos e análise do ambiente interno e externo (analise de SWOT). As pessoas são fundamentais tanto na elaboração quanto aplicação da estratégia, e que a flexibilidade às mudanças e foco nos objetivos contribuem para o sucesso da organização.
DESENVOLVIMENTO
O Hotel Boa vida fica localizado no litoral do Nordeste brasileiro onde sabemos que é a região mais procurada para turistas brasileiros e estrangeiros.
O litoral nordestino oferece 3 mil quilômetros de belas praias e diversidade natural. Os estados do Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas têm ótimas opções para quem quer aproveitar o sol do Nordeste durante o ano inteiro: descansar sob a sombra de coqueiros, mergulhar em piscinas naturais ou passear em dunas é só algumas delas.
Nas regiões são muito grandes o volumes de hotéis, mas o Hotel Boa vida tem a maior estrutura para receber vários tipos de hóspedes, com a capacidade de hospedar 450 pessoas sendo o maior da região. Com infra estrutura de lazer e esporte com complexo aquático e lazer infantil. Também possui infra estrutura para o chamado turismo de negócio com centro de convenções com capacidade para 400 pessoas.
Nos últimos meses identificou-se uma queda drástica no número de hóspedes e o centro de convenções não tem sido muito procurado para reservar também.
Foram detectados vária reclamações a respeito dos serviços de péssima qualidade
.Encontra-se abaixo a Análise de SWOT do Hotel Boa Vida:
PONTOS FORTES (S) PONTOS FRACOS (W)
Localização no Nordeste Brasileiro Insatisfação dos funcionários
Serviços diferenciados dos concorrentes Falta de Liderança e Comunicação
Capacidade de hospedar 450 pessoas
Infra-Estrutura Completa
OPORTUNIDADES (O) AMEAÇAS (T)
Público segmentado para o turismo nordestino Sazonalidade
Integração de líderes e liderados Falta de funcionários
Busca do público para o lazer
(S) Pontos fortes:
Podemos citar a qualidade dos serviços, das instalações e dos produtos manufaturados no próprio hotel também se enquadram como diferencial. Ter uma infra estrutura completa atrai muito clientes.
(W) Pontos fracos:
Os pontos fracos a serem considerados são de insatisfação com seus líderes devido a falta de comunicação entre eles. E isso acaba impactando diretamente nas funções do dia a dia de cada funcionário.
(O) Oportunidades:
De acordo com nossas pesquisas concluímos comooportunidades o público consumidor deste tipo de turismo e os seus hábitos como o lazer no Nordeste.Outro ponto para destacarmos é a utilização do espaço no período de baixa temporada, este espaço e o contato pode ser utilizados para turismo de negócios (convenções).
(T) Ameaças:
A sazonalidade é uma forte ameaça, pois a não regularidade do uso de seus equipamentos e serviços, em termos de hospedagem, transportes, utilização das estradas, energias, entre outros, afora a questão do abastecimento de alimentação e de bebidas contribui para a alta dos custos.
Tecnologias de Gestão Benefícios
Benchmarking O Benchmarking realizado em outros hotéis da região considerados referência na qualidade do atendimento possibilitou trazer novos conhecimentos para o hotel melhorando o padrão de qualidade.
Análise SWOT A análise SWOT possibilitou identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as ameaças e as oportunidades de melhoria do hotel.
PDCA (PDCL) Por meio dessa ferramenta gerencial os gestores puderam criar um plano de ação para as mudanças que seriam implementadas e corrigir os desvios no objetivo a ser alcançado.
Empowerment Essa ferramenta possibilitou dar maior poder de decisão aos empregados contribuindo para um ambiente mais proativo e com responsabilidades mais definidas.
Brainstorming Essa ferramenta possibilitou a sugestão de novas ideias geradas pelos empregados para resolver os problemas do hotel e com isso a própria equipe se sentiu motivada e comprometida com as ideias geradas.
PROJETO “Motivando Equipes”
Devido ao clima organizacional do Hotel Boa Vista não estar gerando resultados positivos.
Devemos criar planos de como é possível aproximar mais os funcionários, implantando O Projeto Motivando Equipes.
As ações tomadas seriam: a qualificação de cada funcionário de acordo com sua especialidade e motivos para motivá-los a trabalhar no Hotel.
Qualificação dos funcionários
Como qualificar os funcionários e recompensá-los apesar dos obstáculos? O perfil
do público do turismo nordestino e do ecoturismo exige a prestação
...