Processos Administrativos
Pesquisas Acadêmicas: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ACarolina • 13/9/2014 • 1.477 Palavras (6 Páginas) • 436 Visualizações
Um bom gestor deve, além de dedicação, possuir diversas características para exercer o gerenciamento de processos e pessoas, que demanda uma determinada organização. Na prática, gerir é um ato que se compõe de ações, como, saber delegar funções certas, para as pessoas certas, facilidade e capacidade em operacionalizar ideias, possuir espírito de liderança e obtê-lo através do respeito, facilidade em relação interpessoal e negociação, ser comunicativo, sabendo expressar e transmitir tudo que seja necessário para seus subordinados, para que os objetivos sejam alcançados. Existe também uma ideia que diz que o gestor deve agir e cobrar seus subordinados de forma diferente, pois cada indivíduo reage de forma diferente a tais atos, uns tem facilidade ou mesmo a necessidade em trabalhar sob pressão e cobranças frequentes sobre seu desempenhos, outros trabalham melhor na base do incentivo.
Além das características citadas, é importante para um gestor de sucesso, enxergar e sentir as oportunidades que aparecem. O mundo está cercado de oportunidades, que podem ser o diferencial para o sucesso, mas para enxerga-las e consequentemente aproveitá-las, se faz necessário estar disposto.
A empresa existe com o principal objetivo de gerar lucros, e uma gestão competente é fundamental para que esse objetivo seja alcançado com êxito, pois a maior parte da reponsabilidade será do gestor. O conceito de empresa pode ser transmitido como um conjunto de pessoas e recursos, organizados para produzir e comercializar bens e serviços e o empresário é aquele que exerce tal atividades, o escritor Fábio Ulhoa Coelho, define da seguinte maneira, (2009, p. 11), empresário é um conceito que vem definido em lei, e se refere ao profissional que exerce uma “[...] atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços (Código Civil, art. 966). Destacam-se da definição as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada e produção de bens ou serviços”. As empresas também podem ser definidas de acordo com a respectiva titularidade do capital. Assim, mencionaremos as empresas privadas (cujo capital está nas mãos de particulares), as públicas (controladas pelo Estado), as mistas (o capital é partilhado por particulares e pelo Estado) e as empresas de autogestão (o capital é propriedade dos trabalhadores).
Existem empresas que adotam o chamado sistema aberto, essa definição é proveniente de técnicas de adaptação de mercado em relação ao ambiente externo, e sua facilidade em realizar mudanças. Essas mudanças podem ocorrer desde atitudes relacionadas ao atendimento, quanto aos produtos a serem comercializados. Segundo Pereira In: Catelli (1999), ...como um sistema aberto, a empresa encontra-se permanentemente interagindo com seu ambiente. Como sistema dinâmico, realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que a mantém em constante mutação e requerem seja constantemente orientadas ou reorientadas para uma finalidade principal.
As organizações com sistema aberto, segundo Katz & Khan (1987), tem características como: ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e finalidade.
A entropia negativa - os sistemas abertos precisam adquirir entropia negativa para sobreviver, os sistemas mantêm suas características internas de ordem, quando “entradas” são maiores que “saídas” no processo de transformação. Essa técnica pode favorecer a empresa a superar crises e temporadas de baixo consumo.
Outro fator importante, principalmente para as grandes organizações, são os seus princípios organizacionais, como missão, visão e valores.
A missão é a definição em palavras, do propósito da existência da empresa, a definição a seguir enfatiza bem o que é missão; “A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani, Deutscher e Lopes).
Já a visão, são os termos para descrever como a empresa pretende encontrar-se no futuro. É a convicção que irá direcionar sua trajetória. “Algo que se vislumbre para o futuro desejado da empresa”. (Quigley).
Valores são todos os princípios cruciais no qual a empresa acredita. É uma série de critérios adotados, onde geralmente, além de buscar seus objetivos, visa atender as necessidades de todos.
Essa identidade organizacional é de suma importância para as organizações, podendo ter reflexos até em investimentos futuros.
Bibliografia
MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial: Direito de Empresa. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Rio de Janeiro: Elsevier ; São Paulo : Anhanguera, 2010.
KATZ, Daniel e KHAN, Robert L. Psicologia social das organizações. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 2: Organização e o conceito de sistema, p. 30-45.
ATPS- Processos Administrativos
Etapa -01
Passo 03
Analise como consultor para Cafeteria.
Com base nas informações citadas no desafio, teremos grandes problema a serem resolvidos, queda nas vendas, caixa negativo,falta de capital de giro,insatisfação dos clientes quanto a qualidade dos produtos e desmotivação dos funcionários .
O primeiro passo será montar um processo de reestruturação visando os tópicos abaixo.
Planejar- Devera montar uma estratégia, ou seja, usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade da empresa para colocar em pratica seu plano de ação visando os seus pontos negativos .
Organizar-É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido assim podendo manter um padrão de atendimento e qualidade dos produtos que mais tarde poderá se tornar a MISSAO da panificadora.
Dirigir e Controlar- Estabelecendo padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que
...