Processos Administrativos
Exames: Processos Administrativos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandeses • 15/9/2014 • 1.773 Palavras (8 Páginas) • 245 Visualizações
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Processos Administrativos
Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial
Profº. Júlio César
Campo Grande – MS
Março 2014
1. INTRODUÇÃO
A atividade proposta relaciona-se com o conhecimento do universo que envolve externamente uma empresa, a importância de sondar seu ambiente e colher informações para reduzir incertezas, utilizando-se do planejamento eficaz. Trabalhamos também as habilidades que constitui um gestor de sucesso, conceitos básicos de empresa, gestor e empresário e por fim saber identificar e por em prática a missão, visão e valores organizacionais.
2. HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM GESTOR DE SUCESSO
A competitividade hoje em dia está muito acirrada, são muitos atributos exigidos, muitos conhecimentos técnicos, e principalmente, muitas habilidades, e quem não possui ou busca alcançar estes acaba ficando “de lado”.
Um gestor independente da área que atua (seja ela de engenharia, tecnologia da informação, entre outras) deve ser também um gestor de recursos humanos, pois quem não sabe lidar com pessoas, não serve para liderá-las.
Um gestor de sucesso deve estar preparado para inúmeras situações e precisa ter várias habilidades como: motivar pessoas, formar novos líderes, reduzir custos, inovar serviços e/ou produtos, trabalhar sob pressão, negociar, senso de direção, gestão de pessoas, capacidade de gerar resultados efetivos, saber lhe dar com diversos tipos de pessoas, ter uma visão sistêmica da empresa, ou seja, um gestor de sucesso precisa, principalmente, das cinco habilidades descritas a seguir:
Adaptabilidade: Um gestor de sucesso precisa se adaptar com as diversaS situações que poderá passar, pois hoje pode estar trabalhando no ramo alimentício, amanhã no ramo de televisão aberta, e por isso deve saber o que tem que ser feito independente das regras que era costumado nas empresas por onde passou.
Resiliência:Essa é sem dúvida, umas das principais e também mais difíceis habilidades que um gestor de sucesso deve ter, que é trabalhar sob pressão e entender que aquilo faz parte fundamental de seu trabalho, e quando momentaneamente esta pressão passar, o mesmo deve entender que aquele momento não foi acúmulo de serviço ou estresse acumulado, e sim parte de seu trabalho que foi entregue, deve entender que picos de trabalho passam.
Interatividade: Um bom líder deve saber aproveitar ao máximo o potencial do colaborador da sua equipe, ele entende que estão trabalhando juntos, em equipe. O mesmo pode ter os melhores profissionais junto dele, mas se este não souber como conduzi-las não terá como aproveitar o melhor dessas pessoas.
Polivalência/Versatilidade: Um gestor de sucesso não se prende em determinado lugar, pelo contrário, o mesmo gosta e procura ter conhecimento de todos os setores da empresa. Aquele que já passou por vários departamentos tem uma visão global da empresa, e sem dúvidas sabe aonde quer chegar e como.
Ponderação:O gestor de sucesso deve saber tomar decisões. Deve analisar as melhores alternativas e saber sobressair-se sobre determinadas situações. Ele sabe quando deve demitir e quando deve inovar. Ele deve olhar para as consequências, sempre analisando o impacto que as decisões de hoje irão repercutir no futuro da organização.
3. EMPRESA, GESTOR E EMPRESÁRIO
Vejamos alguns conceitos básicos de empresa, gestor e empresário para entendermos que estão todos interligados, e que um sem o outro não obtêm êxito em qualquer organização.
3.1 EMPRESA
Guitton (1961) afirmava que os pesquisadores, em Economia, tinham dificuldade em encontrar uma definição exata para empresa, visto a vastidão de conceitos. Porém, Asquini compreende empresa em quatro perfis.
o Perfil subjetivo. A empresa é o empresário, pois empresário é quem exercita a atividade econômica organizada, de forma continuada. Nesse sentido, a empresa pode ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, pois ela é titular de direitos e obrigações. Quando se diz "arrumei um emprego em uma empresa", temos a palavra empresa empregada com esse significado.
o Perfil funcional. A empresa é uma atividade, que realiza produção e circulação de bens e serviços, mediante organização de fatores de produção (capital, trabalho, matéria prima etc).
o Perfil objetivo (patrimonial). A empresa é um conjunto de bens. A palavra empresa é sinônima da expressão estabelecimento comercial. Os bens estão unidos para uma atividade específica, que é o exercício da atividade econômica. Como exemplo desse significado, podemos dizer "a mercadoria saiu ontem da empresa".
A empresa, portanto, tem todos esses significados.
Há também um quarto perfil, criticado pela doutrina por não corresponder a qualquer significado jurídico, mas apenas por estar de acordo com a ideologia fascista, que controlava o Estado italiano por ocasião da positivação da teoria da empresa:
o Perfil corporativo. A empresa é uma instituição, uma organização pessoal, formada pelo empresário e pelos colaboradores (empregados e prestadores de serviços), todos voltados para uma finalidade comum.
3.2 GESTOR
Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos. Daqui se conclui que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelece regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou de liderança e de controle.
3.3 EMPRESÁRIO
Segundo
...