Processos Administrativos
Dissertações: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bebelebete • 19/3/2015 • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 268 Visualizações
Etapa 3 – Processos Administrativos
Desenvolvimento
Após a fase de planejamento e organização, onde colocamos os nossos planos no papel e desenvolvemos de acordo com a captação de recursos advindos de várias fontes de setores da sociedade local, que os tornaram necessários para colocar o nosso projeto em ação, abordaremos a seguir as etapas da Direção nesse processo contribuindo para o bom andamento de tudo aquilo que foi esboçado anteriormente.
Sabemos que a Direção é a terceira função do Administrador, e tem papel relevante diante desse novo modelo de gestão contemporânea onde a organização é participativa, ou seja, os resultados tantos bons quanto ruins devem ser divididos entre a equipe.
No nível institucional de nossa equipe colocamos em prática as nossas competências e habilidades conceituais para dar continuação a nosso projeto, através de conhecimentos prévios a respeito do tema em questão como seminários, entrevistas e pesquisas mais aprofundadas sobre a reciclagem de garrafas pets e latinhas, a partir do momento em que tivemos uma visão ampla do problema discutido, surgiu então a vontade de contribuirmos de alguma forma para pelo menos resolver parte desse problema que é de ordem cultural da nossa sociedade.
A partir do nosso objetivo específico a ser alcançado, utilizamos como base na nossa Administração princípios de teorias contemporâneas como a Teoria Y, facilitando assim a distribuição de responsabilidades de forma mais democrática entre os níveis hierárquicos de nosso grupo no estilo do Empowerment, conceituando o nosso cronograma de modelo achatado, onde é mais fácil delegar tarefas com um nível maior de confiança em nossos colaboradores que contribuíram para a execução de nosso objetivo. Foi utilizado como sistema de gestão para o cumprimento de nossa meta, e, utilizado em forma hierárquica na nossa administração um sistema que tende a ser o modelo de gestão mais adequado para a sociedade contemporânea, que é o sistema participativo, onde as nossas políticas, sistemas de comunicação, trabalhos em equipes, confiança, participação e envolvimento foram fundamentais e essenciais para a execução de nossas atividades.
Após o estabelecimento do objeto a ser alcançado e sabendo das nossas potencialidades e fraquezas, então utilizamos a gerência com forma de conduzir as atividades em âmbito tático, traduzindo as decisões tomadas em nível estratégico para a execução das atividades. Como sabemos que iríamos enfrentar um paradigma cultural que é a questão da reciclagem por parte da população então o papel da gerência foi fundamental para o desenvolvimento dos processos que tiveram como base a motivação, liderança e comunicação. Para conseguirmos mais colaboradores para o nosso projeto foram necessários o uso da comunicação para conseguir os recursos necessários juntamente com recursos próprios. Devido ao tema que escolhemos para trabalhar não ser de tanta veiculação na população local não foi fácil fazer com que as pessoas aderirem ao nosso projeto, então a motivação foi um tema que abordamos diretamente com nossos colaboradores já que eles são a base de nosso projeto e estariam diretamente na execução das atividades, mas como assim motivação? Financeira? Não, a motivação interna por saber que o meio ambiente agradece, por nossos atos praticados atualmente, já que nem sempre dinheiro está ligado à motivação. De uma visão mais ampla o papel da gerência do nosso projeto foi delegar ao nível de supervisão as atividades previstas no nível de diretoria.
A partir do momento que o nosso objetivo foi distribuído nos níveis departamentais de uma forma que fosse mais fácil a sua direção e gerência então passamos para a parte de supervisão, onde colocamos em prática todo um planejamento desenvolvido desde o principio do nosso projeto.
Como tivemos que trabalhar com algumas equipes em diferentes pontos então tivemos que levar em consideração características importantes que os supervisores teriam que possuir como a própria motivação, saber conduzir a equipe para realizar uma tarefa, capacidade de comunicação de acordo com cada pessoa, já que a comunicação é diferenciada nos níveis hierárquicos de uma organização, resumindo, comunicação em duas linguagens, já que um supervisor tem que se comunicar tanto com seus superiores quanto com seus subordinados. O processo de direção no nível operacional de nosso
...