Processos Administrativos
Trabalho Universitário: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mi1234 • 5/9/2013 • 4.491 Palavras (18 Páginas) • 338 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Gislaine de Castro Buck - 4300064913
Michele Gonçalves dos Santos Goularte - 4352050611
PLANEJAMENTO
Professor (a) EAD: Mônica Satolani
Tutor (a) EAD: Fernanda Brito de oliveira
Pelotas
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................. 03
2. PLANEJAMENTO..........................................................................................................04
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................04
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..................................................................................06
1. INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado asseguir foi elaborado com pesquisas realizadas ao longo de estudos tendo como principal fonte de pesquisa o PLT 302 de (CHIAVENATO), procurando sempre mostrar a importância do planejamento dentro das organizações e seus níveis.
Com isso diversos níveis de planejamento praticados por uma organização são mostrados ao longo do trabalho, pensar em planejamento significa pensar em gerenciamento e controle. Os tipos de planejamento existentes são: Estratégico, Tático e Operacional, com características distintas, cujos resultados são vistos a longo, médio e curto prazo.
Sendo que o planejamento estratégico é caracterizado pelo envolvimento de prazos mais longos de tempo e sempre de responsabilidade dos níveis hierárquicos mais elevados. Também nos mostra etapas que são determinação dos objetivos, analise ambiental externa, analise organizacional interna, formulação de alternativas, elaboração do planejamento, e avaliação dos resultados. O balanced scorecard (BSC) ajuda na gestão estratégica, inicialmente foi criado como sistema de avaliação do desempenho das organizações, mas logo em seguida ele avançou para uma representação equilibrada e organizada de indicadores financeiros e operacionais com base em uma tabela com quatro perspectivas, que são a perspectiva financeira, do cliente, dos processos internos e a perspectiva do aprendizado e do crescimento.
O planejamento tático se refere ao nível intermediário das organizações, são implementados através de políticas, programações e orçamentos, determinação de procedimentos e objetivos de negócios para as várias subunidades das empresas.
O planejamento operacional tem a incumbência de formalizar o plano de ação a ser aplicado, se preocupa basicamente com o que fazer e com o que fazer refere-se às tarefas do dia a dia que é de curto prazo. Podem ser considerados como a formalização da maximização de resultados. Desse modo CHIAVENATO determina o que é planejamento e quais são seus níveis dos quais o presente trabalho tenta abordar em uma forma de simples compreensão, confrontando ideias de outros autores de livros de administração a artigos relacionados.
2. PLANEJAMENTO
O planejamento de uma organização segundo Chiavenato consiste na determinação de objetivos, faz com que as empresas utilizem ferramentas as quais são feitas os detalhamentos dos planos necessários para as organizações alcançarem o sucesso desejado. Com o planejamento se define aonde a empresa quer chegar, através das decisões tomadas dependendo das situações apresentadas. Segundo esse autor existem três tipos de planejamento dos quais são eles, o estratégico, o tático e o operacional.
Segundo Maximiano Planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. As decisões que são tomadas pelas organizações influenciam e sempre são muito importantes. Segundo Maximiano (2004, p.153) “dependendo da abrangência e do impacto que têm sobre a organização, os planos podem ser classificados em três níveis principais: estratégicos, funcionais e operacionais”.
De acordo com Serra, Torres e Torres (2004, p.30), “o planejamento pode ser classificado segundo sua amplitude no tempo e na organização da empresa, como de curto,médio ou de longo prazo, ou seja, estratégico, tático e operacional”.
Consultando diversos conceitos, nota-se que vários autores caracterizam o planejamento de diversas maneiras, mas sempre em um mesmo foco, ou seja, que é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado, sempre mostrando a grande importância que tem o planejamento em seus diversos níveis para as organizações, e que o lucro depende de como os trabalhos são conduzidos para alcançar o sucesso que tanto as organizações almejam.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste trabalho foi abordado o tema planejamento como uma das principais funções do administrador, e que nas organizações e na vida para obtermos o sucesso precisamos ter um bom planejamento, para não perdemos oportunidades que poderão aparecer.
Como primórdio de uma boa administração se observa a grande importância de todos os níveis de planejamento dentro das organizações como um todo é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados. O administrador tem que ter sensibilidade ao mercado e a visão de um empreendedor. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade. Após analisar os artigos dos professores Shinyashiki e Santos, visualizamos que o planejamento empresarial e a base para que grandes oportunidades se tornem realidade, pois, grandes administradores tem que ter
...