Processos Administrativos
Casos: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elidamoraes • 8/9/2013 • 2.876 Palavras (12 Páginas) • 371 Visualizações
Etapa 1
DEFINIÇÕES E TIPOS DE PLANEJAMENTO
Planejamento: Processo permanente e contínuo, em outros termos, o planejamento é realizado continuamente dentro da empresa e não se esgota na simples montagem de um plano de ação. Este processo começa com estabelecimento dos objetivos, define estratégias, e planos detalhados para alcançá-los.
Podemos destacar dois tipos principais de planejamento administrativo:
Planejamento especial é o que, atingindo seu objetivo, deixa de ser utilizado.
Planejamento geral é usado, muitas vezes, de forma permanente.
Projeto é um instrumento que possibilita avaliar as vantagens e desvantagens de reunir ou combinar todos os recursos num investimento empresarial, bem como aferir a capacidade dos empresários. Os projetos visam à montagem ou expansão das empresas, em bases racionais, os projetos devem justificar o interesse em se manter um programa de produção, e também reduzir os riscos que todo empresário enfrenta ao tomar a decisão de investir.
Valores dos projetos:
Do ponto de vista social (macroeconomia - estudo agregativo da atividade econômica como um todo).
Acelera o desenvolvimento econômico do país;
Proporciona maior número de empregos aos trabalhadores.
Do ponto de vista empresarial (microeconomia - cuida individualmente do comportamento dos consumidores e produtores).
Justifica um programa de produção e a reunião dos fatores de produção;
Permite reduzir os riscos do investimento;
Avalia a capacidade técnico-administrativa dos administradores.
Podemos distinguir um projeto em quatro fases distintas:
Anteprojeto: procura-se, em linhas gerais, estabelecer um confronto entre as vantagens e as desvantagens de levar avante a constituição de uma empresa, ou seja, realizar um investimento empresarial.
Projeto Final: como a própria denominação esclarece, deve conter todos os dados
(econômicos, técnicos, financeiros, administrativos e legais) para instalação ou expansão da empresa na região escolhida.
Implantação do Projeto: significa construir e instalar a empresa de acordo com as especificações constantes do projeto final, devidamente aprovado.
Funcionamento Operacional do Projeto: consiste em entrar em pleno desenvolvimento das operações, ou seja, produzir mercadorias ou serviços de consumo para atender ao mercado consumidor.
Organização: Agrupamento de atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa e a atribuição de cada agrupamento a um executivo com devida autoridade para atingir tais atividades, visando à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.
Referente à estrutura organizacional, pode-se entendê-la recorrendo a duas teorias de organização:
Teoria organicista: as empresas são comparadas ao organismo animal. Trata-se de um estudo pelo processo analógico, por meio do qual se observa a semelhança entre coisas diferentes. Podemos dizer que o conceito de órgão envolve a palavra função, que significa a ação de cada órgão, ou no caso da empresa, os serviços executados em cada departamento ou seção. Por exemplo, no organismo humano a digestão é a função dos órgãos digestivos; nos organismos econômicos (empresa) os recebimentos pagamentos são funções (ou serviços) da seção de caixa.
Teoria comportamentista: as empresas constituem uma reunião de pessoas que trabalham para a produção de mercadorias e/ou serviços. As relações que se estabelecem entre as pessoas que trabalham numa empresa constituem o que se chama de estrutura organizacional.
A estrutura organizacional determina quais os cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções (ou serviços) a serem desempenhadas por elas.
Quando a empresa é organizada chama-se: “Estrutura de Organização Formal”, estabelecimento da linha de autoridade (quem tem autoridade sobre os subordinados) e a linha de responsabilidade (quem tem de prestar obediência a determinada autoridade).
Tipo ou Modelo Organizacional Clássico:
Disciplina em primeiro lugar;
Autoridade vai à linha vertical (piramidal);
Duas vantagens: unidade de comando (executor recebe ordens de um único supervisor) e simplicidade de estruturação (fácil esquema da empresa).
Desvantagem: o modelo em forma de pirâmide é muito rígido e que, por isso, cria dificuldades nas transmissões de informações (deve-se informatizar a empresa).
Recomendações: reduzir ou achatar a organização vertical ou piramidal e reduzir os níveis hierárquicos.
Tipo Organizacional para Grandes Empresas:
Unidades de negócios: consiste em criar áreas ou setores independentes, com vida própria (previsão orçamentária, apuração de custos e resultado operacional positivo - lucro). Não se devem confundir as unidades de negócios em referência com as “células de produção”.
Horizontais: com o surgimento da técnica administrativa, a partir de 1990, denominada de Reengenharia de Negócios, a qual recomenda a busca do tamanho certo da empresa, bem como a redução dos níveis hierárquicos e ao praticar esses dois atos administrativos, a empresa estará se horizontalizando.
Vantagem: rapidez na tomada de decisão.
Desvantagem: desemprego generalizado.
Redes: costuma ser adotado por empresas que não têm características das grandes, como instalações volumosas e muitos funcionários, mas o movimento econômico-financeiro é bem elevado. Há a interligação entre as empresas, ligando os funcionários espalhados por todos os lugares (Alguns autores preferem chamar esse tipo de organização de virtual; outros denominam de modular). É diferente de rede comercial, nos tipos ou modelos em rede, cumpre saber que a colaboração de terceiros é feita por meio de contratos de empreitadas.
...