Processos Administrativos
Exames: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caioandrade • 11/9/2013 • 921 Palavras (4 Páginas) • 310 Visualizações
INTRODUÇÃO
As pesquisas a seguir foram elaboradas com o propósito de visualizar as várias formas de planejamento dentro de uma empresa; para que as mesmas tenham um cuidado maior no planejamento de forma que seja feita sem erros e alcançando metas definidas capaz de demonstrar se a mesma está no caminho certo dentro de um mercado competitivo.
As empresas estão cada vez mais competitivas, por isso, tendem buscar meios de administrar a organização de acordo com as necessidades existentes dentro da mesma; e um planejamento é a primeira função administrativa, que vai servir de base para as demais funções como: organização, direção e controle, essas funções vão servir para alcançarem os objetivos e buscar decisões rápidas e precisas para um futuro de sucesso. Vamos mostrar o planejamento em seus níveis hierárquicos e como eles auxiliam no desenvolvimento da empresa.
Processo Administrativo: Planejamento
Chiavenato afirma que é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho da organização. Tem por finalidade antecipar as situações previsíveis; predeterminar os acontecimentos e preservar a lógica entre eventos, tudo em prol de um objetivo pré-estabelecido.
O planejamento divide-se em vários
tipos, a depender da área de atuação e do objetivo a ser alcançado. Há três níveis distintos de planejamento:
Planejamento Estratégico: É o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são: é projetado para longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela cúpula da organização e é voltado para a eficácia da organização.
Planejamento Tático: É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são: é projetado para o médio prazo, envolve cada departamento ou unidade da organização, é definido no nível intermediário da organização e é voltado para a coordenação e integração.
Planejamento Operacional: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Suas principais características são: é projetado para o curto prazo, envolvem cada tarefa ou atividade isoladamente e é voltado para a eficiência.
O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.
Segundo Maximiano o processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório. As decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento. Compreende três etapas principais: dados de entrada, processo de planejamento e elaboração de planos. Cada uma dessas etapas é um processo decisório em si, envolvendo
análises, avaliação de alternativas e escolha de um curso de ação.
Segundo H. Igor Ansoff, o planejamento está baseado na análise de três aspectos fundamentais: os problemas administrativos oriundos das situações operacionais, os processos que devem solucionar esses problemas administrativos e as variáveis que os envolvem. Assim, o planejamento estratégico teria como preocupação fundamental resolver apenas a parcela externa do problema chamado produção e não levaria em conta um aspecto mais abrangente de administração, justamente por não se preocupar em melhorar os pontos fortes nem minimizar os pontos fracos da empresa.
O planejamento é a primeira função administrativa que define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer. As empresas não devem depender da sorte para dar certo. Tudo tem que ser criteriosamente planejado, o planejamento é a determinação dos objetivos e a forma de como atingi-los. Planejar, organizar, controlar
...