Processos Administrativos
Casos: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bredantas • 12/9/2013 • 3.187 Palavras (13 Páginas) • 253 Visualizações
Ciências Contábeis – 3º Semestre/2013
Turma: 3º A
Atividade: ATPS etapas 3 e 4
São Bernardo do Campo
2013
Faculdade Anhanguera Educacional
Ciências Contábeis – 3º Semestre/2013
Turma: 3º A
Daiana de Melo Silva – 3775748654
Gisele Barbosa de Melo – 4200063243
Josiana Thereza da Silva – 4200063271
Mayra Andreia dos Santos – 3206509795
Atividade: ATPS etapas 3 e 4
Atividade solicitada pelo Professor (a) Carlos Alberto para entrega no dia 27 de Maio de 2013, como requisito obrigatório para a composição da nota semestral (A1I) na disciplina de Processos Administrativos.
São Bernardo do Campo
2013
Etapa 3: Processo Administrativo: Direção e Controle da Ação Empresarial
Passo 3
A empresa de telefonia precisa de uma administração com a função de direção que organize, planeje, controle, estruture e integre os recursos e estabeleça as funções e os níveis de hierarquias. Uma organização necessita de uma direção que obtenha resultados satisfatórios e produtivos.
A direção estabelece a estrutura organizacional e irá definir os cargos e funções entre as pessoas envolvidas na organização, distribuindo cargos e funções conforme suas habilidades e competências para que cada um exerça as funções de maneira organizada e aumente a produtividade, para isso a direção precisa de uma visão perceptiva pra as habilidades e competências individuais de cada colaborador, para que funcione como um sistema que atenda as necessidades dos departamentos e setores e que se responsabilizem pelas atividades. A organização estabelece a estrutura organizacional na especialização vertical e horizontal, sendo a vertical os níveis de hierarquias e a horizontal departamentalização (quem tem autoridade sobre quem? a quem deve prestar obediência?). A direção acompanha o processo pra verificar se realmente a atividade que foi delegada está sendo cumprida conforme foi planejada evitando erros de comunicação. Quando há ruídos na comunicação poderá comprometer todo o empreendimento causando possíveis e desastrosos prejuízos além da perda de tempo. Algumas empresas preferem diminuir os níveis hierárquicos para conseguirem maior rapidez nas tomadas de decisões, por isso optamos pela redução nos níveis hierárquicos da empresa de telefonia para pouparmos tempo e atender nossos clientes de forma ágil visto que se não satisfizermos nossa clientela iremos perdê-los pra a concorrência, que nesse ramo de telefonia são vários.
A organização divide as funções por razão da direção, não poder fazer tudo sozinho, por esse motivo se divide e cria as hierarquias que pode ser demonstrado através de Fluxogramas e Organogramas. O fluxograma demonstra, através de um gráfico, a sequência de um trabalho ou produto através de símbolos específicos e o Organograma representa, através de um gráfico, a estrutura da empresa e as divisões dos departamentos e setores.
A concorrência entre as empresas de telefonia exige que uma organização tenha uma direção que domine, com um amplo conhecimento, as ferramentas de gestão fazendo o uso obrigatório do PDCA que significa planejar, fazer, checar e agir. O PDCA foi desenvolvido no Japão e traz alguns pontos importantes para que uma organização tenha um bom rendimento diante de seus objetivos, não basta ter apenas um plano estratégico, tem que fazer, não basta apenas fazer, tem que checar e finalmente agir.
A direção tem que acompanhar todo o processo da produção e saindo da zona de conforto acompanhando a evolução do mercado em que a empresa está incluída para fazer mudanças sempre que necessário procurando sempre evoluir com treinamentos constantes com seus colaboradores tendo-os como aliados neste processo. Não dispensando uma boa pesquisa de mercado e um bom marketing para identificar as necessidades de seu público alvo fazendo possíveis avanços tecnológicos.
É importante que a direção incentive todos os colaboradores nos processos produtivos, promovendo troca de informações, trazendo uma relação de comum acordo entre colaboradores e a própria direção. Fica reservado à direção decidir quais serão os recursos que serão utilizados na administração que satisfaça e seja adequado à produção na relação de direção e mão de obra.
A escala de direção começa pelos diretores em seguida vem os gerentes e logo após os supervisores, ela se divide em níveis operacional, intermediário e institucional.
Há diferentes estilos de direção e motivação, esses estilos determinarão o sucesso do processo de produção. Por existirem vários tipos de personalidades, os administradores tem o complicado papel de motivar e dirigir pessoas sabendo que cada um tem valores, culturas e crenças diferentes. Entre os estilos presentes na administração estão o autoritário coercitivo, autoritário benevolente e o consultivo e participativo, para cada um desses estilos existem técnicas diferentes e cada gestor escolhe qual o melhor estilo que atenda ás necessidades da organizarão de modo que não fracasse a produção uma vez que não existe organização sem pessoas, para isso é necessário que os colaboradores compreendam a missão da organização e que o gestor seja capaz de formar grupos em equipes visando alcançar resultados satisfatórios. Visto que o homem trabalha com métodos de recompensa fica a responsabilidade de a direção estabelecer de que modo e quais serão os métodos de recompensas que motivarão o funcionário a colaborar aumentando a produtividade e indicando as falhas no processo produtivo, para que a organização corrija as falhas e faça adaptações necessárias no empreendimento ou empresa. Premiações financeiras ou um dia de descanso seria uma boa solução ao caso.
Um bom líder deve inspirar confiança e despertar a busca de seus liderados a se envolverem de modo consciente e
...