TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Adminsitrativos

Monografias: Processos Adminsitrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  3.669 Palavras (15 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 15

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS

Administração

Processos Administrativos

Tutor à distância: MONICA FERREIRA SATOLANI

Tutor presencial: Marcs Yoshio Fujisawa

Professor: Ivonete Melo de Carvalho, Me

São José dos Campos, 12 de junho de 2013

Índice

Etapa 1

1. Introdução

2. Planejamento

3.Confrontando as teorias sob o ponto de vista de 2 autores

3.1-Para Idalberto Chiavenato o planejamento em seus três níveis

3.2-Para Idalberto Introdução Chiavenato o planejamento em seus três níveis

4.Considerações finais

5.Referências bibliográficas

Etapa 2

1.Introdução

2.Desenvolvimento

3.Considerações finais

4.Implicações éticas

5.Referências bibliográficas

Etapa 3

1.Direção função garantidora do Produção Administrativo

2.Controle

3.Implicações éticas do controle

4.Considerações finais

5.Referências bibliográficas

Etapa 4

1.Desenvolvimento

2.Implicações éticas

3.Considerações finais

4.Conclusão

5.Referências bibliográficas

1. Introdução

Veremos neste trabalho alguns processos administrativos como planejamento e seus tipos, (Estratégico, Tático e Operacional), controle e direção tudo isso de uma forma objetiva e simples, também trataremos de outros assuntos pertinentes a Administração e os processos administrativos.

2. Planejamento

O planejamento é umas das ferramentas administrativas, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre o Planejamento e sua importância administrativa para as que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa. empresas é uma ferramenta da administração, e como tal, o seu uso é indispensável. Divide-se em três principais níveis: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Exigindo

Os planejamentos Táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos.Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.

E o planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo, normalmente feita em horas, dias ou semanas. Neste último tipo, normalmente encontramos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados.

3. Confrontando as teorias sob o ponto de vista de dois autores

Segundo pesquisa feita nos livros de administração dos autores Idalberto Chiavenato, Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn, ficaram constatados que o conceito de planejamento sob o ponto de vista dos autores é muito parecido, os autores convergem com suas teorias e chegam a um conceito homogêneo sobre o assunto.

Para Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn o conceito de planejamento não se refere a decisões futuras, pois isto não existe; decisões são sempre tomadas no presente. Ele é executado no presente: seus resultados é que se projetam no futuro.

Já para Idalberto Chiavenato o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingido e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura.

Já para os tipos de planejamento, foram comparadas as teorias de dois autores: Idalberto Chiavenato e Arnaldo Santos que também convergem com suas idéias.

3.1- Para Idalberto Chiavenato o planejamento em seus três níveis:

Planejamento Estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto.

Planejamento Tático: É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve organizar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico.

Planejamento Operacional: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular.

3.2- Para Arnaldo Santos o planejamento em seus três níveis:

Planejamento Estratégico: O Planejamento Estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da organização e diz respeito tanto à formulação de objetos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à corporação e sua evolução esperada.

O planejamento tático: Trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. O Planejamento Tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com