Processos De Aplicar Pessoas
Artigos Científicos: Processos De Aplicar Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Micaela104 • 30/11/2013 • 757 Palavras (4 Páginas) • 12.049 Visualizações
CAPITULO 2 - APLICAR PESSOAS
São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, planejamento de Recursos Humanos, plano de carreiras, orientação às pessoas e avaliação do desempenho; disseminação da cultura organizacional;
De acordo com Chiavenato (2008), o processo de aplicar pessoas significa; “que, uma vez recrutadas e selecionadas, as pessoas deverão ser integradas à organização, posicionadas em seus respectivos cargos e tarefas e avaliadas quanto ao seu desempenho”.
A Administração de Recursos Humanos é levada a um conjunto de partes relacionadas entre si. Na abordagem da AREexistem cinco processos (ou subsistemas) da Gestão de Pessoas que o Administrador gerencia, assumindo a função de transmitir aos empregados ou colaboradores os valores da empresa e, assim, contribuir para melhorar a produtividade e os resultados no trabalho.
2.1O processo de modelagem de cargos e avaliação de desempenho
•Orientação e socialização das pessoas: Integrar os novos colaboradores à cultura da organização, missão, visão, objetivos; alocar o novo colaborador no lugar mais adequado visando a eficiência, eficácia e a efetividade. Subsistemas de apoio –Planejamento, Descrição e análise de cargos e Treinamento.
• Modelagem de Cargos – Descrever as funções, tarefas e responsabilidades do cargo, as exigências necessárias que o ocupante do cargo deve ter para subsidiar a construção de um plano de cargos e salários, ou seja, o valor dos salários, que deverão ser compatíveis com a estrutura de cargos da empresa, suas Subsistemas de apoio – Planejamento; Higiene, segurança e qualidade de vida e Remuneração.
• Avaliação de Desempenho Humano - Mensurar a performance dos colaboradores a partir da comparação entre suas ações, comportamentos, atitudes e resultados obtidos, de forma a corrigir desvios e subsidiar os programas de reconhecimento e incentivo.
Quem deve avaliar – Algumas sugestões:
1- Auto avaliação,
2- O Gerente,
3- O Colaborador e o Gerente,
4- Equipe de trabalho,
5- Avaliação 360º,
6-Avaliação para cima,
7- Comissão de avaliação, o órgão de RH.
A avaliação deve estar de acordo com a Política de GP, cultura da organização e observar o estágio de gestão.
2.2 Objetivos da adm. De cargos e salários.
O sucesso de qualquer programa, não necessariamente em Cargos e Salários, envolve a tarefa de mudar a mentalidade, o que não é muito fácil. Portanto, a fixação e ampla comunicação dos objetivos é muito importante nesta fase. Seu estabelecimento revela o que e em que grau se pretende alcançar.
Dentre outros que a empresa poderá acrescentar, os principais objetivos que podem ser alcançados pela Administração de Cargos e Salários, são as seguintes:
• a determinação de estruturas salariais capazes de atrair o tipo de mão-de-obra que a empresa precisa;
• a elaboração e o uso de análises de cargos para propiciar informes sobre o seu conteúdo e posterior avaliação, e para outros fins de Recursos Humanos;
• a determinação de valores relativos dos cargos, através da avaliação;
• a correção de distorções salariais, descobertas pela avaliação;
• a determinação de linhas de acesso e o aproveitamento adequado dos mais capacitados;
• o estabelecimento de uma política com base nos níveis da comunidade;
• a definição de responsabilidades;
• a elaboração de normas para assegurar tratamento equitativo;
• a determinação de métodos e práticas de remuneração que evitem o uso ou manutenção de discriminações
...