TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Gestão De Pessoas

Ensaios: Processos De Gestão De Pessoas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2014  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste trabalho irei falar sobre os principais processos de Gestão de Pessoas que são cinco: promover a empresa de pessoas necessárias ás suas operações, aplicar as pessoas em seus cargos ou funções, manter as pessoas trabalhando na organização. Cada um desses cinco processos tem seus objetivos e é constituído de atividades que têm um inicio e um fim. O inicio é decorrente da entrada (input) de outro processo anterior, e o fim constitui o produto ou resultado (outout) para o cliente ou usuário que o utilizará como entrada para o processo a seguir. Assim, toda entrada decorre de um fornecedor, e toda saída segue para um cliente ou usuário. Todo processo é uma seqüencia de atividades que agregam valor no sentido de proporcionar resultados finais ao cliente ou usuário.

Os Principais Processos de Gestão de Pessoas

Processo de Provisão:

É o processo responsável pela busca de pessoas no mercado de recursos humanos e sua escolha e introdução na organização. Inclui planejamento de pessoal, pesquisa de mercado de recursos humanos, retrucamento e seleção de pessoal. Trata do insumo de mercado de recursos humanos necessários ás operações da organização. Na realidade, é processo que atrai, filtra e escolhe as pessoas qua farão parte da empresa.

Ele representa o componente vestibular por onde as pessoas passam a ingressar na organização. O retrucamento consistem um processo de comunicação da empresa com o mercado por meio do qual oferece oportunidades e convida os interessados. A seguir as pessoas são filtradas por um processo de seleção, de acordo com os padrões internos da organização, e aquelas que ultrapassam os obstáculos desse processo são enviadas a ingressar na organização.

Esse processo inclui atrativos, filtros e temperos, mecanismos que tentam atrair candidatos no mercado de recursos humanos e que se mesclam com mecanismos que impõem restrições e patamares ao seu ingresso na organização.

Apresenta as seguintes características: processo operacional, micro orientado, vegetativo, molecular, monopolizado e centralizado. Com essas características, o processo de provisão torna-se ineficiente e ineficaz, representando apenas um investimento que traz pouco ou nenhum retorno à organização e às pessoas nele envolvidas.

Contudo, em algumas empresas o processo de provisão encontra-se bastante desenvolvido e sofisticado, inovador e voltado para o usuário, tendendo para o lado direito extremo do continuum. Nessas condições, ele passa a apresentar as seguintes características: o processo é estratégico, macro orientado, visão organizacional, molar e abrangente, compartilhado, descentralizado.

Processo de Aplicação

O processo de aplicação funciona como um conjunto de meios capazes de iniciar a ação das pessoas dentro da empresa. Uma vez retrucadas, as pessoas que ultrapassaram os obstáculos do processo seletivo e foram aceitas passam por uma serie de mecanismos de socialização organizacional no sentido de se adequarem ás regras e normas existentes dentro da companhia. Elas devem ser integradas aos propósitos e a cultura da empresa e passam a ocupar seus cargos e a ser avaliadas quanto ao seu desempenho e resultados. Assim, o processo de aplicação de RH tem por finalidade adequar as pessoas ás tarefas da organização e ao ambiente organizacional e avaliar se elas estão sendo bem-sucedidas nesse intento.

Como todos os demais processos, também o processo de aplicação de RH pode apresentar-se de diferentes maneiras em um continuum, conforme a ótica que predomina em cada empresa. Nas empresas em que esse processo se localiza no canto estremo esquerdo do continuum ele se mostra incipiente e rudimentar e apresenta as seguinte caracteristicas: o processo de aplicação baseia-se em um modelo mecanicista de organização, enfatiza a eficiência, busca atender somente os fatores higiênicos , o processo tende a ser permanente e definitivo, como se nada devesse ser mudado ou melhorado, o processo de aplicação caracteriza-se pala rigidez e absoluta falta de flexibilidade na adequação dos cargos às diferenças individuais das pessoas , o processo esta exclusivamente assentado em uma base tecnológica, o processo estimula o individualismo e conduz ao confinamento social.

Todavia, em algumas empresas, o processo de aplicação tende a situar-se no canto extremo direito do continuum, quando se mostra desenvolvido e sofisticado. Nesses casos, suas características principais passam a ser as seguintes: o processo de aplicação baseia-se em um modelo orgânico de organização, enfatiza a eficácia, busca atender principalmente aos fatores motivacionais, tende a ser provisório e mutável, caracteriza-se pela ampla flexibilidade na adequação dos cargos às diferenças individuais das pessoas, o processo enfatiza a formação de grupos e estimula a interação social.

Processo de Manutenção

O processo de manutenção de RH envolve todos os processos relacionados com o entorno do funcionário enquanto trabalha. Envolvem estímulos esternos, condições ambientais de trabalho, atendimento de certas expectativas das pessoas, remoção de dificuldades ou obstáculos e coisas assim, no sentido de proporcionar condições para o desempenho do cargo. Daí o fato de cuidar da manutenção, dos benefícios sociais, da higiene e segurança do trabalho e das relações trabalhistas.

Muitas vezes o processo de manutenção apresenta-se rudimentar e incipiente, com caracteristicas grosseiras e ultrapassadas, a saber: baseia-se no modelo do homem econômico, apresenta rigidez, o processo é genérico e padronizado.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com