Processos Gerenciais
Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Zilmar • 24/9/2013 • 8.724 Palavras (35 Páginas) • 424 Visualizações
PROCESSOS GERENCIAIS
ANÁPOLIS GO
AGOSTO 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Processo Administrativo apresentado
como desafio de aprendizagem da
disciplina de Processos Gerenciais do
Curso Superior de Tecnologia em
Recursos Humanos da Universidade
para o Desenvolvimento do Estado e
da Região do Pantanal Uniderp
Anhanguera sob orientação da
Professor
ANÁPOLIS GO
AGOSTO 2013
ETAPA I
Processo Administrativo: PLANEJAMENTO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade de aprendizado, apresentar e confrontar conceitos de Planejamento, além de demonstrar o que vem a ser o planejamento e quais as suas principais formas e funções. Segundo cada autor, poderemos nos conscientizar e por em pratica a idéia do planejamento e suas funções dentro de uma empresa, em uma escola, em casa ou onde estamos desenvolvendo um trabalho.
A seguir 4 (quatro) definições de Planejamento:
1. Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios ( como será feito).(ROBBINS, 2000, p.116).
2. Planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas cinco dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (OLIVEIRA, 2010, p.4).
3. O planejamento figura como a primeira função administrativa por se exatamente aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Tratados objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência. (CHIAVENATO IDALBERTO)
4. Planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve uma série de elementos ou estágios que se superpõe e se entrecruzam. É o processo de estabelecer metas e objetivos e conceber como atingi-los. (ANDREW J. DUBRIN.)
TIPOS DE PLANEJAMENTO
Além da hierarquia de objetivos, existe também uma hierarquia do planejamento. Neste sentido, existem três níveis distintos de planejamento: O planejamento estratégico, o tático e o operacional. O planejamento foi criado e é usado para empresa chegar onde precisa que é seu objetivo, utilizando-se de sua estratégia (estratégico, tático ou operacional). Muitas vezes é no próprio desenvolvimento da gestão da empresa que os gestores e suas equipes definem e implementam as estratégias, buscando aprender com os erros cometidos. Saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente pode ser uma excelente arma competitiva.
Suas características são:
* Definição da missão corporativa.
* Análise da situação.
* Formulação de objetivos.
* Formulação de estratégias.
* Implementação feedback e controle.
1. Planejamento Estratégico
O Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).
2. Planejamento Tático:
O Planejamento Tático é o planejamento feito no nível departamental além de ser a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).
Suas principais características são:
* É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual;
* Envolve cada departamento, abrangendo seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais;
* É definido no nível intermediário para cada departamento da empresa.
3. Planejamento Operacional
O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187). O planejamento operacional tem como objetivo estabelecido pelo planejamento tático, desenvolver planos , procedimentos detalhados e proporcionar informações de retroação, para estabelecer meios e condições para otimizar e maximizar os resultados.. Os planos operacionais controlam a administração para que todos executem as funções e operações dentro do acordo com os procedimentos estabelecidos pela empresa para alcançar por meio de metas e objetivos, é o planejamento feito para cada tarefa ou atividade.
Suas principais características são:
• É projetado para o curto
...