Processos Gerenciais
Ensaios: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gislabella • 29/9/2013 • 762 Palavras (4 Páginas) • 319 Visualizações
A importância do planejamento estratégico para o sucesso empresarial
No texto apresentado pelo professor Roberto Shinyashiki a principal questão é sobre “o que é visão” e fica evidenciada a importância de enxergar adiante, de se antecipar aos acontecimentos. Ele fala o quanto é importante dedicar-se a resolver os problemas do presente, mas pensar sempre no futuro também, já que no futuro provavelmente o que funciona hoje já não surtirá o mesmo efeito. Daí a importância de não se acomodar mesmo diante do sucesso no presente.
O professor Paulo Barreto dos Santos não discorda em seu texto do que foi apresentado pelo professor Roberto, pois segundo ele “o profissional do futuro tem ficar conectado 24 horas por dia”. Então ambos destacam a necessidade dos profissionais estarem antenados as mudanças globais.
Em “o desafio do administrador do futuro” além do que já foi citado, fica claro que ao mesmo tempo em que é necessário todo o esforço em estar atualizado e buscar habilidades de sobrevivência nesse mercado tão competitivo e acirrado, somos confrontados com o a realidade de que a educação formal da maioria dos administradores, bem como as experiências empresariais, foram em um “mundo que já não existe”.
O ensino da nossa sociedade foi marcado por fórmulas prontas, baseadas na racionalidade, numa postura imediatista, de curto prazo.
"Em nossa cultura, fomos educados, anos a fio, num clima de competição em que todos foram (e ainda são, na maioria dos casos) estimulados a lutar contra todos. A competição seria, presumivelmente, própria da natureza humana. Além disso, representaria, presumivelmente, a chave para todas as portas" (Mariotti, 1996, p. 51).
No entanto, não existe nenhuma fórmula mágica e perfeita, capaz de garantir que o profissional desta área tenha êxito em suas decisões e ações. O espaço do Administrador no futuro continuará sendo aquele conquistado por ele mesmo, através de um trabalho diferenciado e versátil. "As organizações prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com o custo de não fazer nada". (Philip Kotler)
O planejamento estratégico figura como uma das principais ferramentas administrativas no sentido de mapear cenários futuros, assim como em gerenciar informações vitais para a efetividade da organização num contexto competitivo. Planejar é mais uma forma de minimizar as contigencialidades acerca da empresa, atuando de maneira pró-ativa frente ao ambiente hostil no qual elas estão inseridas.
O planejamento estratégico poderia ser definido como um processo de gestão que apresenta, de maneira integrada, o aspecto futuro das decisões institucionais, a partir da formulação da filosofia da instituição, sua missão, sua orientação, seus objetivos, suas metas, seus programas e as estratégias a serem utilizadas para assegurar sua implementação.
Neste sentido, uma estratégia é um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar as competências essenciais (Prahalad; Hamel, 1995) e obter vantagem competitiva (PORTER, 1991) ao implementar planos que os concorrentes não conseguem copiar ou acham custosos demais para imitar.
O planejamento estratégico não deve, entretanto, ser considerado somente como uma afirmação das aspirações de uma empresa, pois inclui também o que deve ser feito para transformar tais aspirações em realidade. Esse sentido ampliado engloba
...