Processos Gerenciais
Artigos Científicos: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARIOJUNIOR • 1/10/2013 • 555 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
À medida que conhecimentos tradicionais perdem a aura de condutores humanos à felicidade na terra, a Administração ocupa, silenciosamente, cada recanto da vida humana associada. Foi assim com nossas empresas privadas que, saindo da mentalidade estamental burocrática, deram um salto gigantesco em direção à vanguarda competitiva no comércio internacional; continua assim em setores onde a administração pública nacional é flagrantemente ineficiente e ineficaz (como nos casos de educação, saúde, segurança etc.), como atestam gestões primoramente modelares de organizações do terceiro setor; e começou a invadir o gerenciamento das coisas públicas, com exemplos inclusive de governos estaduais bem sucedidos.
Nosso mundo é um mundo de organizações (ETZIONI, 1980). Nascemos, vivemos e morremos em organizações. Isso implica em dizer que, de uma forma de outra, praticamos e sofremos as ações gerenciais, uma vez que as organizações são o locus da administração. Mas o que faz a administração funcionar é o processo gerencial.
Entende-se por processo todo seqüenciamento lógico do tipo início, meio e fim que gera, como resultado, um determinado produto. Essa constatação obriga a fazer o seguinte questionamento: se administração é um processo e um processo é um seqüenciamento lógico, ou seja, processo é uma seqüência de etapas, quais são as etapas do processo de administrar? A literatura é praticamente unânime: planejar, organizar, dirigir e controlar, nesta seqüência (MEGGINSON, MOSLEY e PIETRI JUNIOR, 1998; DAFT, 1999; CHIAVENATO, 1994; LACOMBE e HEILBORN, 2003).
A administração é um processo. Este processo é feito em quatro etapas: planejamento, organização, direção e controle. Ora, como quem planeja, planeja alguma coisa, quem organiza também organiza alguma coisa e também quem dirige e controla também dirige e controla alguma coisa. O que então a administração planeja, organiza, dirige e controla? Resposta: todos os tipos de recursos. Não importa se esses recursos são ou não visíveis, como é o caso da tecnologia, se são humanos, como é o exemplo da capacidade gerencial, ou financeiros, como são os inúmeros tipos de derivativos bancários.
O fato é que os recursos são o centro da preocupação da administração, são eles a razão de ser do gerenciamento. Qual é o motivo dessa preocupação? Se os recursos não forem planejados, organizados, dirigidos e controlados, dificilmente os objetivos da organização poderão ser alcançados. Os recursos são escassos, não existem em abundância todos os que a organização precisa. É por isso que se diz que administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos organizacionais para que seus objetivos tenham maior grau de probabilidade de ser alcançados.
O processo gerencial é justamente o ato contínuo, repetitivo, de planejar, organizar, dirigir e controlar. Qual o Processo Gerencial que os administradores fazem? Eles planejam, organizam, dirige e controlam o alcance de objetivos com o uso dos escassos recursos da organização. É claro que algumas organizações têm mais recursos que outras.
O processo gerencial não é algo abstrato. Pelo contrário, cada função administrativa que o compõe tem especificidades. Quando se fala em planejar está-se referindo a onde chegar (objetivos pretendidos) e como chegar (estratégias que levarão
...