Processos Gerenciais
Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoseClaudio • 2/10/2013 • 414 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
ATPS PROCESSOS ADM.
ETAPA um:
Capa - contracapa,
Assunto do Texto:
Neste texto o principal assunto abordado é o planejamento estratégico, as organizações, direção e controle. O objetivo é identificarmos de maneira correta e eficaz os tipos de funções nas organizações. A principio abordaremos a principal e mais importante estratégia empresarial: o planejamento, o qual é primordial para a saúde e crescimento de uma organização.
Importância de Planejar:
Quando falamos em planejar, logo pensamos em traçar e definir objetivos antecipadamente o que um grupo de pessoas devem fazer e quais as metas que devem ser atingidas, quanto a longo, médio ou a curto prazo, conseguimos prever as dificuldades e problemas que poderemos enfrentar. Planos de ação para a prevenção e solução dos mesmos. Planejar contribui grandiosamente no crescimento empresarial e pessoal, falando em planejamento empresarial é de suma importância acompanhamento no planejamento do mesmo, assim podemos saber se os planos andam conforme o esperado e se para mudar a estratégia e chegar no objetivo desejado. Existem diversos tipos de planejamentos dentre eles são:
Planejamento estratégico, tático, operacional. Planejar é prevenir e assegurar o sucesso e o futuro de um projeto.
Planejamento estratégico tem como principais etapas e características:
Determinação dos objetivos empresariais, Analise organizacional, formulação das alternativas, elaboração de planejamento, implementação. É amplo e de nível institucional (diretoria, presidência, acionistas, dentre outros). Este é de longo prazo.
O planejamento tático é destinado à gerencia, onde é realizado em um tempo de médio prazo.
O planejamento operacional que é destinado aos gestores, chefes e encarregados. Seu resultado é de curto prazo.
Organização funcional
A organização funcional aplica a funcionalidade e a especialização das funções, onde separa, distingue e especializa os agentes envolvidos. Tem como principais características, autoridade funcional ou dividida que é baseada na especialização e no conhecimento. Para cada subordinado se reporta a vários superiores especializados simultaneamente. Linhas diretas de comunicação é a organização funcional em busca da maior rapidez possível nas comunicações entre os níveis da organização; ela descentraliza as decisões, ou seja, a decisão fica por conta de cada departamento, evitando assim a interferência de outros setores.
A Organização funcional também tem ênfase na especialização das tarefas, ou seja cada qual se especializa em sua tarefa na organização.
Em poucas palavras, o objetivo da organização funcional é dividir devidamente as tarefas e especializações, onde cada colaborador tem seu papel na organização, aquele que tem como função planejar(grupo estratégico) tem como obrigação somente planejar, já quem tem como função colocar em prática o projeto(grupo tático e operacional) foca apenas nessa específica
...