Processos Gerenciais
Dissertações: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KB13 • 15/10/2013 • 598 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Podemos ver e comprovar que o povo de Lago do Junco é um povo batalhador, que correm atrás de onde querem chegar e isso com o trabalho de suas próprias mãos.
Somente com o esforço e empenho conseguiram alcançar praticamente todo o mundo com o trabalho de suas mãos, colhendo e fazendo óleo de coco, sua matéria-prima, tendo assim 25% de lucro.
Com essa garra e dinamismo sabemos onde conseguirão chegar com o apoio e ajuda que precisam, com certeza conseguirão atingir os alvos e objetivos de expandir a produção e comercialização de medicamentos fitoterápicos.
2 DESENVOLVIMENTO
Com o surgimento do Horto e Farmácia Verde pudemos ver claramente a Gestão de Pessoas, pois começaram com o investimento na capacitação dos líderes, estimulando o trabalho em equipe, como foi o caso dos cursos de: Líder Cidadão e Saber Empreender, pois observaram que a comunidade não cultivava e nem manipulava as plantas medicinais de forma eficaz, estimulando a participação comunitária e o comprometimento dos moradores, que por meio do Fórum dividiam as tarefas, firmando parcerias e desenvolvendo atividades econômicas sustentáveis e a melhoria de vida sendo compartilhada por todos.
Para que se alcançasse toda a área do município seria preciso que se juntasse toda a liderança – Prefeitura, Sebrae e Arquidiocese para juntos batalharem na expansão do Horto, cultivando, trabalhando e fazendo em toda a região o que foi feito em Lago do Junco.
Precisariam implantar mais laboratórios com pessoas capazes de manipular as ervas dando assim uma maior eficácia nos tratamentos, recursos tecnológicos para as faculdades e capacitação de mais pessoas. Sendo assim conseguiriam implantar mais hortos e farmácias e consequentemente abrangeriam uma área maior da população sendo beneficiada com o tratamento fitoterápico.
Os agentes de saúde que estavam atuando deveriam ser divididos por áreas até conseguirem capacitar mais agentes das próprias regiões e zona rural, pois assim ajudariam em sua fonte de renda e lucro dentro das limitações da terra.
Analisando a implantação do Horto e Farmácia pudemos perceber claramente o trabalho em equipe tendo como principal objetivo melhorar sua qualidade de vida. Em 1999 já se pensava na exportação das plantas medicinais, um ato utilizado pelos próprios moradores o que já tinham e cultivavam em suas próprias casas. Seres humildes, batalhadores, mas não subservientes, onde partiu deles próprios a divisão de tarefas, sem mexer em suas tradições culturais, em uma época em que sofreram uma crise monetária, mas nossas reservas não foram atingidas, devido a grande quantidade de ervas.
O Sebrae e o governo federal firmaram parceria junto com a Prefeitura municipal para o desenvolvimento da ação local, viabilizando estágios para os estudantes de Farmácia e Agronomia; capacitando também 30 agentes de saúde para cultivo e coleta e manipulação das plantas. O Sebrae ofereceu cursos, pois perceberam que a comunidade manipulava de forma inadequada; a classe médica local também atuou como parceira receitando os medicamentos.
Os remédios fitoterápicos permitiram uma economia ao município de R$ 6 a 12 mil mensais da aquisição de medicamentos, também a redução de enfermidades mais frequentes.
“...O
...