Processos Gerenciais
Trabalho Universitário: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NataliaNackabar • 18/10/2013 • 6.357 Palavras (26 Páginas) • 341 Visualizações
SUMÁRIO:
1_ INTRODUÇÃO__________________________________________________03
2 _ CONCEITOS BÁSICOS DO DIREITO EMPRESÁRIAIS________________04
2_DESENVOLVIMENTO____________________________________________04
3_PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL_________________________________07
4_ CONCEITOS BÁSICOS DOS TÍTULOS DE CRÉDITO ________________12
5_ PRINCIPAIS ASPECTOS LEGAIS _________________________________16
6_CONCLUSÂO___________________________________________________23
7_ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA_________________________________24
CAPITULO 1
INTRODUÇÃO
Este Trabalho mostra que planejar, tem a ver com minimizar erros ou aumentar probabilidades de acertos. Para o Administrador, planejar torna-se obrigatório, pois terá que apresentar soluções viáveis para alcançar objetivos comuns.
No conteúdo a seguir apresentaremos as formas de planejamento estratégico, tático e operacional que explicará seus níveis e processos de uma forma mais detalhada, deixando assim muito claro que uma das principais funções de um Administrador dentro do processo Administrativo é realizar planejamentos.
Mostramos também confrontos teóricos onde cada autor demonstra suas teses e as defendem, sobre os tipos de planejamento.
Ressaltamos também a Organização da ação empresarial. Em projetos de extensão universitária. No desempenho departamental, na modelagem do trabalho e na direção, pois um administrador precisa ser muito correto em suas decisões e para isso precisa planejar cada detalhe do empreendimento.
Hoje a administração é uma ferramenta mais importante no empreendimento, pois é através de uma administração bem planejada que os resultados aparecem. Vamos ilustrar um pouco deste conceito neste trabalho.
CAPITULO 2
CONCEITOS BÁSICOS DO DIREITO EMPRESÁRIAIS.
O Planejamento é absolutamente indispensável para desempenhar qualquer atividade, é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe. A não utilização desses planos põe a empresa em risco, pois toda decisão passa a ser um tiro no escuro, onde a possibilidade de atingir o objetivo e muito remoto, contando apenas com a sorte.
Ainda que algumas situações escapem ao controle, o planejamento é essencial para que essas situações apareçam com a menor frequência possível, o administrador deve sempre desenvolver planos de ação, criar condições para que as estratégias sejam plenamente implantadas e tragam os resultados esperados.
Segundo Chiavenato (2000, pág.195) diz que “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los”.
Segundo Ferreira e Souza (2001, pág. 36), em uma analogia do planejamento a um barco que está navegando, afirmam que “planejar é (...) saber onde queremos chegar e prever as providências que precisam ser tomadas para garantir uma viagem segura e bem sucedida”.
Segundo Faria (1997, pág. 71) afirma que “o planejamento determina os
objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da
empresa deverá adotar”.
Em todos estes conceitos existem características importantes que não
podem ser ignoradas. Na verdade, o planejamento pressupõe a existência de
dois condicionantes básicos: os objetivos e a forma de alcançá-los.
Após estudo feito sobre os artigos “Veja o futuro antes dos outros”- De Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro”- De Paulo Barreto dos Santos, Concluo que o primeiro artigo “Veja o Futuro antes dos outros” de Roberto Shinyashiki, diz que, para um bom empreendedor que deseja ter sucesso na área empresarial e profissional precisa ter criatividade diante de certas situações e estar sempre inovando, buscando ideias nos mais variados cenários, além disso, precisa enxergar além de uma pessoa comum, precisa está sempre voltado para o futuro, pois sabe que seu empreendimento, suas decisões e tudo que fizer no momento presente ira refletir no futuro seja positivamente ou negativamente, Por isso, o bom empreendedor precisa esta vivendo no tempo presente e no tempo futuro ao mesmo tempo para que ele saiba de imediato o que esta acontecendo com seu empreendimento no futuro ao mesmo tempo em que vive no momento atual.
Já o segundo artigo “O Administrador do Futuro” de Paulo Barreto dos Santos, diz que, o grande desafio do administrador do futuro é a globalização, que se tornou um fenômeno no mundo dos negócios, isso faz com que o profissional se coloque em constante aperfeiçoamento, pois precisa está sempre atualizado para acompanhar as constantes mudanças desse mundo globalizado dos negócios.
O fato é que o bom administrador empreendedor precisar ter uma série de qualidades tanto individuais quanto profissionais para ajudar a Empresa a alcançar seus objetivos.
.Planejamento é uma ferramenta auxiliar para o gerenciamento das empresas dentro do mercado extremamente competitivo, esse processo faz com que a organização escolha e construa seu futuro. Através do planejamento, é possível ver a ligação entre as estruturas políticas e econômicas, que são interligadas. Mesmo sendo um importante instrumento de gestão, para nada serve senão houver um acompanhamento e controle dos resultados das ações.
De acordo com esta conceituação, Chiavenato (2000) aponta a existência de três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.
Em primeiro lugar, existem os planos Estratégicos, envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais
...