Processos Gerenciais
Artigo: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexandrallv • 29/10/2013 • 1.806 Palavras (8 Páginas) • 259 Visualizações
TÍTULO PÁGINA
1.0 INTRODUÇÃO .................................... 03
2.0 OBJETIVO GERAL .................................... 03
3.0 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .................................... 04
4.0 JUSTIFICATIVAS .................................... 04
5.0 MÉTODO .................................... 05
6.0 VIABILIDADE E CRONOGRAMA .................................... 06
7.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................... 06
8.0 IMPLICAÇÕES ÉTICAS .................................... 06
9.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................... 07
1.0 Introdução
O propósito do trabalho visa à inclusão de crianças portadoras de deficiências e problemas clínicos, esse fato na sociedade é carente e devemos ter a consciência em ajuda-las e incluí-las a sociedade.
O projeto “Alegria Móvel” é formada inicialmente por 6 alunas de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera Educacional em Jacareí, estado de São Paulo, que acreditam que a inclusão social para crianças que por motivos de saúde foram retiradas de seu ciclo natural da vida, ou seja, que passam muito tempo em hospitais e assim abrem mão da sua vida de criança.
Em parceria com o hospital UPA (Unidade Pediátrica) mediante a um convênio firmado com a Anhanguera, iniciaremos o nosso projeto semanalmente pelo grupo Cristiéle Victor, Vilma Dias, Jéssica de Souza, Carolina Matias, Alexandra Pereira e Patrícia Paula, teremos também o apoio dos “Doutores Coloridos”, eles já realizam um trabalho voluntário com projetos em vários hospitais da cidade e região, e também contaremos com estagiários do curso de Psicologia da Faculdade.
O projeto propõe um espaço para as crianças internadas realizarem atividades lúdicas que possibilitem não apenas uma diminuição de ansiedade, angústia em relação a internação, como também uma socialização com as outras crianças, favorecendo também o acolhimento para os acompanhantes e estimulando trabalho multiprofissional com a equipe. O espaço para o brincar pode ser criado nos leitos ou existente como espaço físico próprio da “alegria móvel”, em todo caso, os recursos lúdicos utilizados são brinquedos, livro infantis, quadrinhos, desenhos e em alguns casos, materiais usados pela enfermagem (soro, luvas, gazes, etc). Portanto, partindo do pressuposto que a partir do brincar a criança consegue comunicar seus sentimentos, expressar seu mundo interno e ainda, como se relaciona com ele, consideramos que, conservando seu caráter lúdico, o brincar assume uma função terapêutica, sendo assim importante para a saúde psicológica e integral da criança.
2.0 Objetivo Geral
A “Alegria Móvel” tem como objetivo principal em seu lema:
Rir é o melhor remédio! Levar a alegria mesmo nos momentos mais difíceis, O ato de rir relaxa todos os músculos do corpo e, sem sombra de dúvidas, faz com que encontre um sentido para a vida.
3.0 Objetivos Específicos:
Desenvolver atividades lúdicas interativas com crianças hospitalizadas,
Diminuir a ansiedade decorrente da hospitalização e do processo de adoecimento;
Fortalecer a estrutura familiar a partir de orientações sobre: “Como a partir do brincar é possível contribuir para o desenvolvimento e recuperação da criança”.
Recuperar e/ou fortalecer a autoimagem, autoconfiança e autoestima da criança internada e, tornar possível o estabelecimento de relações amigáveis e prazerosas, a fim de minimizar os entraves relacionados às doenças e ao tratamento.
Contribuir para a promoção e qualidade da saúde das crianças;
Contribuir para a redução da mortalidade e a morbidade infantil;
Promover e incentivar o aleitamento materno;
Apoiar as equipes municipais de saúde para o desenvolvimento das ações básicas preconizadas na política nacional e estadual;
Monitorar e avaliar as ações de saúde como forma de garantir a integralidade e universalidade recomendada pelo SUS.
4.0 Justificativas
A proposta que trazemos é infiltrar no Hospital UPA de Jacareí um grupo que trabalhe pelo bem estar das crianças, com base nas estáticas da Faixa Etária com o atendimento de crianças de 0 a 12 anos que foram atendidas no ano de 2012, com deficiências e/ou atendimentos clínicos desde uma simples consulta até uma internação, isso nos possibilita a colocar em nossos projetos meios mais eficazes para corresponder as nossas expectativas e das crianças que são o nosso foco e levando conforto ao coração de seus familiares.
Seguem as estatísticas:
1) Gráfico da faixa etária entre meninos e meninas:
2) Gráfico do atendimento anual feito pelo hospital Upa:
5.0 Método
O projeto atenderá: as crianças, seus acompanhantes e a equipe multiprofissional. Por meio do brincar possibilitamos às crianças hospitalizadas uma melhor elaboração desta situação de internação, aos acompanhantes oferecemos um espaço acolhedor para suas angústias, e para a equipe multiprofissional oferecemos assistência em procedimentos delicados, interação entre equipe e crianças internadas através do brincar respeitando sempre as singularidades da criança, do acompanhante e do profissional.
A “Alegria Móvel” irá cumprir um papel relevante não apenas dentro dos hospitais junto à população, como também para a formação acadêmica dos estagiários que se colocaram a disposição para a realização desse projeto e seus idealizadores. A atividade realizada alia a atividade teórica com o campo da prática, permitindo observar alguns temas tratados na grade curricular de cada um. Tudo isso acaba por enriquecer as discussões
...