Processos Gerenciais
Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anearguelho • 11/11/2013 • 2.286 Palavras (10 Páginas) • 279 Visualizações
[pic]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS 11
INTRODUÇÃO
Muito se tem discutido e escrito sobre tecnologias de informação e desenvolvimento humano, sendo uma possível panacéia para a dificuldade que todos os setores da sociedade têm de acesso a todos os tipos de informações. De fato, há muitos estudos e iniciativas em causa com a garantia de que os países estão preparados para enfrentar os desafios da era da informação, e muito parece girar em torno do acesso às TIC e o desenvolvimento de políticas de TIC em geral. Esta transformação - que engloba os processos sociais, econômicos, políticos, técnicos e culturais está afetando quase todas as economias e criando enormes desafios e oportunidades na sua esteira. O uso de computadores e redes de difusão de informação foi bastante reforçada de desenvolvimento humano em nossa sociedade. A revolução digital tem suscitado grande desenvolvimento para o mundo, permitindo-lhe saltar através de estágios de desenvolvimento. Os países em desenvolvimento se esforçam para alcançar os países mais desenvolvidos. Alimentada pelo avanço em hardware e software, o papel dos computadores tem aumentado continuamente no espaço. Isso se tornou mais evidente com a introdução da Internet. A idéia de unir a sociedade da informação global é perseguida vigorosamente no mundo inteiro.
Tecnologia da Informação. Isso pode ser definido como um termo que engloba todas as formas de tecnologia utilizada para criar, armazenar, trocar e manipular a informação e o desenvolvimento humano em suas diversas formas (dados de empresas, entrada de voz, imagens estáticas, imagens em movimento, apresentações multimídia, e de outras formas, incluindo aqueles que não ainda concebido). O termo é usado freqüentemente para que inclua tanto de telefonia e informática em conjunto. Tecnologia da Informação está dirigindo o que tem sido muitas vezes chamado de "a revolução da informação". E também é uma aquisição, processamento, armazenamento e divulgação de todos os tipos de informações utilizando tecnologia de computação e sistemas de telecomunicações.
Desenvolvimento Humano - A extensão a que os seres humanos têm sido desenvolvidos, devido ao rápido crescimento das TIC não pode ser mais enfatizado. A flexibilidade no acesso à informação, divulgando informações e resolver tantos problemas hoje é toda dirigida para o desenvolvimento das TIC. Como um campo de estudo, Desenvolvimento Humano examina o contexto das famílias, escolas, trabalho e comunidade e estudos como estes contextos pode aumentar ou limitar o desenvolvimento desde o nascimento até o fim da vida. O desenvolvimento humano é muito mais do que o aumento ou a diminuição da renda nacional. Trata-se de criar um ambiente no qual as pessoas possam desenvolver seu pleno potencial e levar uma vida produtiva e criativa de acordo com suas necessidades e interesses. As pessoas são a verdadeira riqueza das nações. Desenvolvimento é, portanto, sobre a expansão do povo escolhas têm de levar uma vida que valorizem.
DESENVOLVIMENTO
Desde a revolução industrial, o planeta não foi mais o mesmo. Com a introdução da indústria no mercado consumidor, o homem sempre esteve disponível, a buscar novos ideais de consumo, e para isso ele, a todo o momento, desenvolvia técnicas melhores, dinâmicas e acima de tudo produtivas. Depois de saciar o seu objetivo, ele projetava cada vez mais alto, ultrapassando barreiras, limites e obstáculos, chegando até nos dias atuais, quando estamos aqui, tentando sobreviver nessa maré tecnológica quem vem submergindo o mundo.
Entretanto, não podemos esquecer, que essa onda tecnológica começou a ganhar mais força ainda neste século, quando foi apresentada a todos uma minúscula peça, do tamanho de uma unho, o “chip” de computador, feito de matéria prima de silício e areia. A partir de então tudo fica informatizado, especialmente nos setores de telecomunicações e transporte, sem esquecer de mencionar que, aproximou as nações e facilitou a circulação de mercadorias e dinheiro. Surge daí a globalização. Que assim podemos dizer que é a unificação dos mercados de produtos financeiros.
Um dos efeitos colaterais da tecnologia globalizada é percebível pela reação das empresas em enxugar o quadro funcional, mas em recompensa forma-se uma dinâmica na criação de postos de trabalho mais moderno e na busca também dos mais capacitados para certas áreas. O homem começa a conviver com a robótica e vive com esse fantasma em sua volta, o medo de ser substituído pelas maquinas. No entanto é preciso entender que a tecnologia que chega assustadoramente é altamente dependente do ser humano capacitado para operá-la.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
Dois fatores fizeram com que a segurança da informação passasse a entrar na ordem do dia das corporações, ambos vinculados à Internet.
O primeiro foi o fato de a Internet criar um link entre a empresa e o mundo. Antes da Internet as empresas comunicavam seus computadores apenas internamente, quando muito com seus clientes e fornecedores e raramente com redes abertas. Este link com a Internet trouxe as primeiras preocupações com segurança e a ameaça de ser invadido por hackers.
Os bancos foram os primeiros a usar a Internet para gerar negócios. Atualmente, a maior parte da propaganda dos bancos tratam de Internet, que tem importância crescente com relação à rede de agências.
...