Processos Gerenciais
Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josbm • 18/11/2013 • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
ETAPA 4: PROCESSO ADMINISTRATIVO - CONTROLE DE AÇÃO EMPRESARIAL
INTRODUÇÃO
O controle no planejamento empresarial está em todo o seu desenvolvimento. Idalberto Chiavenato, diz em sua obra que em toda Era Industrial a administração enfatiza e privilegiava o controle. Isso ocorria para demonstrar que o controle estava em toda a chefia para controlar seus subordinados, servindo para verificar se todas as tarefas foram realizadas com eficácia, e sem erros.
Nos dias atuais as responsabilidades passaram a ser de cada um dentro da organização e dentro do Controle Empresarial podemos corrigir as falhas, modificando a estrutura do planejamento, caso acha necessidade.
Todos os artigos indicados mostram a administração com visão para o futuro, como tem que ser. Um ambiente onde arriscar requer conhecimento do desconhecido, inclusive planejar o erro, se for possível.
As empresas procuram usar o controle como função administrativa, para alcançar seu objetivo, sendo o sucesso, mas existe um longo caminho a seguir, é preciso analisar o mercado, e saber inovar sempre.
O controle é um processo regular dentro da empresa que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva quando necessária. Devido a enorme complexidade e atividades dentro da empresa torna-se difícil abordar um determinado controle uma vez que existem muitos tipos: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventários, de venda, de pessoal, etc.
Isto significa que muitas pessoas se tomam iniciativa, dentro das empresas de tarefas relacionadas com o acompanhamento e avaliação das atividades correntes e passadas, comparando-as com as normas e padrões desejados pela empresa. Se os resultados se afastam ou se desviam das normas prescritas, alguma ação corretiva deverá ser tomada.
O objetivo básico do controle é assegurar que os resultados das operações sejam tão conformes quanto possível aos objetivos estabelecidos. Um objetivo secundário do controle é proporcionar informações periódica que possa tornar rápida a revisão dos objetivos. Estes objetivos são atingidos pela fixação de padrões, pela comparação dos resultados reais e previstos em relação a estes padrões, e pela tomada de ação corretiva.
No controle também encontramos as seguintes fases: O controle estratégico, que analisa se o planejamento está dando certo, tomando medida de segurança, O controle tático que trabalho com o desenvolvimento das pessoas, se estão desenvolvendo conforme solicitado, e o controle operacional que coloca em pratica toda a estrutura em busca de atingir o objetivo principal.
Implicações Éticas
Todo processo de crescimento é sempre importante, mas com seriedade e responsabilidade social, econômica, ética e legal. Todas essas está sempre interligadas, e todo bom gestor faz ou tende a colocar todas essas em pratica. Um empreendedor visa o futuro e o bem estar de todos que está a sua volta, servindo os interesses próprios e dos outros.
Hoje as empresas estão cada vez mais vontades a sustentabilidade, esse já se torna um fator enorme de responsabilidade social, ainda há um longo caminho a percorrer para que todos os empreendedores estejam engajados nessa luta, mas o presente está nos mostrando à cara do futuro, e isso torna o planejamento como uma ferramenta de inovação e perspectiva para bons gestores.
Num primeiro momento é necessário esclarecer que o termo ética significa caráter, modo de ser de uma pessoa. No ambiente empresarial seja ele interno e externo é fundamental a ética profissional, que é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados ao ambiente de trabalho, a ética profissional é fundamental para o bom andamento da empresa. Nos últimos anos percebemos que o mercado começou a levar em conta também o comportamento ético das empresas, e não somente o produto ou o serviço oferecido pela mesma, hoje o consumidor avalia quais recursos ambientais e tecnológicos são usados na fabricação, criaram- se órgãos reguladores para a livre concorrência, entre outras medidas para fortalecer o senso ético empresarial.
Hoje o mercado não aceita mais o descaso com o meio- ambiente, os consumidores querem
produtos limpos, e as legislações ambientais estão cada vez mais rígidas, obrigando as empresas a usarem tecnologias limpas e renováveis.
Um fator positivo para os empreendedores que pensam no meio ambiente requer o lucro para sua empresa, mas também pensa no bem estar do planeta, isso ocorre a favor da organização visando o bem estar de todos e seu retorno será certo.
RELATORIO FINAL
O planejamento empresarial consiste em demonstrar como uma organização trabalha nos dias atuais, como lida com os desafios para inovar, e essa inovação se faz necessário para permanecer no mercado competitivo de trabalho.
O planejamento realizado, contou com todas as funções administrativas, foi preciso criar e pensar em cada detalhe e analisar o principal objetivo, sendo ação social. Para a realização de um projeto como esse é necessário tempo e pessoas disponíveis para trabalhar e está comprometida. Por isso foi preciso usar o planejamento estratégico para a elaboração e que por sua vez passou para o tático onde se faz necessário para alcançar e colocar em pratica o desenvolvimento do evento e também o operacional que é o andamento do evento em si, observando sempre se tudo está dentro do previsto.
Também precisamos analisar dentro dessa ação social a importante ferramenta “Direção” que está presente o planejamento para orientar no caminho a seguir. É preciso orientar para alcançar o sucesso, mas importante também o controle empresarial, mesmo dentro de uma ação social, por mais que seja um evento comunitário não deixa de ser um planejamento que precisa ter bons resultados.
Objetivo da ação
...