Processos Gerenciais
Trabalho Universitário: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taty1570 • 19/3/2014 • 3.474 Palavras (14 Páginas) • 266 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA OSASCO
CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Arlete Pereira de Novais – RA 7757617333
Beatriz Cavalcante da Silva – RA 7369560590
Elizabeth Rodrigues dos Reis Silva – RA 7377582818
Enildes Tavares Vieira – RA 7374575787
Leide Laura Pereira dos Santos – RA 7533591401
Péricles Mendes Carvalho – RA 7929703439
Tatiane de Carvalho Rocha – RA 7980704727
PROFESSOR (A): Ademir Carvalheiro Leite
Tutor: Professor Eduardo Siriano.
INDICE:
* INTRODUÇÃO
* 1ª ETAPA
- PASSO 1
- PASSO 2
* RELATORIO 1ª ETAPA
* 2ª ETAPA
-PASSO 1
- PROJETO SAÚDE
- PASSO 2
* 3ª ETAPA
* RELATORIO 3ª ETAPA
- PASSO 1
- PASSO 2
* 4ª ETAPA
- PASSO 1
- PASSO 2
* BIBLIOGRAFIA
PROCESSOS GERENCIAIS
INTRODUÇÃO
A proposta dessa pesquisa é buscar o entendimento dos conceitos e definições do que é o planejamento em uma empresa. Planejamento corresponde ao conjunto de medidas que o administrador deve tomar para chegar a uma situação futura desejada e diferente da atual. É um processo sistemático de tomada de decisões onde a escolha presente altera e modifica todo o futuro de uma empresa, prevendo e se precavendo quanto a sucessos e a possíveis fracassos.
1º ETAPA
Passo 1
PLANEJAMENTO
Planejamento é a primeira função administrativa que determina a antecipação dos objetivos e realiza planos para atingi-los com eficiência é uma ferramenta da administração, que permite entender a realidade, avaliar os caminhos, construir, uma referência futura, estruturando adequadamente e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Este processo busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. O papel do planejamento é substituir a ação reativa do passado por uma ação proativa do futuro.
Planejar é a constante busca por um posto de vista único e inovador. Um ponto de convergência que conecte consumidor a marca. Planejar é usar intuição e criatividade para transformar informações em idéias.
Em várias realizações humanas (no governo, na educação, na gestão de empresas...), o planejamento, ou planificação é definido como o ato ou processo de estabelecerem objetivas (metas), diretrizes (princípios orientadores) e procedimentos (metodologias) para uma unidade de trabalho. Como resultado deste processo forma-se um plano.
Existem 3 (três) níveis de planejamento:
* PLANEJAMENTO ESTRATEGICO:
É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).
* PLANEJAMENTO TATICO:
Planejamento Tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).
* PLANEJAMENTO OPERACIONAL
O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187).
Passo 2
PESQUISA COMPARATIVA
Na visão de Roberto quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem. A visão é a arte de ser invisível e ver oportunidades onde a maioria das pessoas vê problemas. O verdadeiro empreendedor consegue ver o que está escondido nas entrelinhas, se antecipa. Para as pessoas comuns, o ano de 2014 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é conseqüência do presente.
Já na visão de Paulo é praticamente o mesmo pensamento, o administrador como um agente de transformação das relações nas organizações necessita de um novo perfil, caracterizado pela necessidade de mudar a sua maneira de ver o processo de aprendizagem como uma forma de qualificação profissional, passando a entendê-la como um instrumento de renovação dos seus conhecimentos que acontece no dia-a-dia das organizações. Toda organização aprende como programar estratégias, para atingir seus objetivos, mas essa aprendizagem pode ser dificultada pela falta de visão dos administradores que ao utilizarem as ferramentas da educação podem ajudar as organizações
...