Processos Gerenciais
Dissertações: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weylianne • 27/3/2014 • 4.243 Palavras (17 Páginas) • 273 Visualizações
PROCESSOS GERENCIAIS
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos amplamente sobre o planejamento, este que atualmente é utilizado de forma bastante significativa nas organizações e é tratado como uma das tarefas mais importantes de um administrador, o motivo que se pressupõe: é que com ele pode-se fazer escolhas, avaliar variadas alternativas e decidir o rumo específico para o alcance do destino escolhido. Porém faz-se necessário entender o conceito de planejamento no ambiente das organizações mais profundamente e isso será mostrado nesse trabalho.
ETAPA 1
Planejamento
O trabalho a seguir demonstra a conceituação de o que é planejamento. De acordo com cada autor que será apresentado, pode-se levar a conscientização e colocar em pratica a ideia do planejamento e suas aplicações dentro de uma empresa ou em qualquer outro lugar onde estará desenvolvendo um trabalho, que tem um objetivo a alcançar. A seguir, para melhor compreensão foram apresentadas algumas definições de Planejamento.
Por definição, planejamento significa elaborar um programa para a realização de objetivos e metas organizacionais, envolvendo a escolha de um curso de ação, a decisão antecipada do que deve ser feito, a determinação de quando e como a ação deve ser realizada. Assim sendo, o planejamento proporciona a base para a ação efetiva que resulta da capacidade da administração de prever e preparar-se para mudanças que poderiam afetar os objetivos organizacionais (MEGGINSONETAL, 1986).
STONER & FREEMAN (1995) diz que o planejamento possui dois aspectos básicos, que são vitais para a organização: determinação dos objetivos da organização e escolha dos meios para alcançar estes objetivos. Tais aspectos básicos do planejamento apoiam-se em métodos, planos ou lógica, não sendo, portanto, intuitivos. Deste modo, a organização define seus objetivos e o melhor procedimento para alcançá-los.
Segundo KOTLER & ARMSTRONG (1993) e STONER & FREEMAN (1995), o planejamento pode proporcionar muitos benefícios para as organizações, tais como:
- encontrá-las a pensar sistematicamente no futuro e a melhoras as interações entre os executivos;
- obrigá-las a definir melhor seus objetivos e suas políticas;
- fazê-las obter e aplicar os recursos necessários ao alcance dos seus objetivos;
- fazer com que os seus membros realizem atividades consistentes em relação aos objetivos e procedimentos escolhidos;
- proporcionar padrões de desempenho mais fáceis de controlar e
- adotar ações corretivas caso o resultado de sua ação não seja satisfatório.
O planejamento também traz incertezas consigo, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado, a preocupação excessiva em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo. CHIAVENATO (2007),
Conclui-se que variados são os conceitos de Planejamento que foram apresentados pelos autores lidos acima, no entanto todos entram em consenso no ponto em que o planejamento significa um processo no qual se possa atingir objetivos e/ou metas.
Depois de fazer um estudo os artigos “Veja o futuro antes dos outros”- De Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro”- De Paulo Barreto dos Santos, Pode-se chegar à conclusão de que o dois tentam fazer uma demonstração do papel do administrador e/ou empreendedor no futuro.
No primeiro artigo “Veja o Futuro antes dos outros” de Roberto Shinyashiki, mostra que para um bom empreendedor que deseja alcançar o sucesso na área empresarial e profissional necessita ter criatividade diante de das mais variadas situações e não deixar de estar sempre inovando, e em busca de ideias nos mais variados cenários e precisa enxergar além do que as maiorias das pessoas e precisam estar sempre voltado para o futuro, pois compreende que seu empreendimento, suas decisões e tudo que fizer no momento presente irão refletir no futuro seja de modo positivo ou negativo. Por esse motivo, um bom empreendedor precisa esta vivendo em dois tempos, no presente e no futuro ao mesmo tempo para saber de imediato o que esta acontecendo com seu empreendimento no futuro ao mesmo tempo em que vive no momento atual.
Já o segundo artigo “O Administrador do Futuro” de Paulo Barreto dos Santos mostra o qual grande é o desafio do administrador do futuro, e o desafio é a globalização que se tornou um fenômeno no mundo dos negócios, fazendo com que o profissional se coloque em constante aperfeiçoamento, porque é necessário estar sempre se atualizado para acompanhar as constantes mudanças desse mundo globalizado dos negócios. Basicamente o fato é que o bom administrador/empreendedor precisa ter uma série de qualidades tanto individuais quanto profissionais para ajudar a Empresa a alcançar seus objetivos.
Introdução
Neste momento do trabalho, faremos uma exposição dos conhecimentos adquiridos através de aulas, de pesquisas em livros e na internet. Cada membro da equipe contribuiu de forma positiva para realização deste trabalho demonstrando.
1. O que é planejamento?
Planejamento é uma ferramenta que auxilia o gerenciamento das empresas dentro de um mercado extremamente competitivo, esse processo faz com que a organização escolha e construa seu futuro. É através do planejamento, é possível ver a ligação entre as estruturas políticas e econômicas, porém mesmo sendo um importante instrumento de gestão, para nada serve senão houver um acompanhamento e controle dos resultados das ações.
2. Quais os tipos de planejamentos?
Existem três principais tipos de planejamento.
O planejamento estratégico, esse planejamento engloba um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afeta ou deveria afetar toda empresa por longo período de tempo. É elaborado no topo da organização, e é responsável pela definição dos objetivos e estratégias que guiarão os demais níveis de planejamento.
O planejamento
...