Processos Gerenciais
Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LUCCASSA • 1/6/2014 • 3.413 Palavras (14 Páginas) • 317 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS – Processo Administrativo: As funções administrativas – teoria e prática
Disciplina: Processos Gerenciais
Profº. Lincon Lopes
Tecnologia em Recursos Humanos
Tutor a distância: Sandra Aparecida Ribeiro Ossada
Robson Brito Brina – RA 5560122840
Samara Roberta de Oliveira – RA 5560125127
Silmara Gomes Rodarte – RA 5529114769
Valéria da Consolação de Melo – RA 5560122848
Valéria Silva da Anunciação Moreira – RA5560122850
BELO HORIZONTE / MG
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO …………………………………………………………… 3
2. FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO ……………… 4
3. PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO ………………... 6
4. PROCESSO ADMINISTRATIVO: DIREÇÃO ………………………... 8
5. PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE ……………………... 9
6. CONCLUSÃO ……………………………………………………………...11
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………12
INTRODUÇÃO
Esta ATPS refere-se ao Processo administrativo que tem como objetivo demonstrar o conhecimento adquirido pelos integrantes do grupo sobre o tema Planejamento, sendo conceitos adquiridos em sala de aula e através de pesquisas realizadas em livros e internet.
As organizações contemporâneas atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos. Nesse contexto às organizações necessitam de um rumo, de uma direção para se manter vivas no mercado e é através do planejamento que os administradores definem para onde a organização deve caminhar e como alcançar o objetivo determinado.
Das quatro funções da administração, planejamento, organização, direção e controle, o planejamento e o mais importante de todos, pois se tornou uma ferramenta de grande importância auxiliando à alta administração e norteando as ações gerenciais da empresa dentro de um plano previamente determinado de metas e estratégias minimizando a possibilidade de tomar decisões equivocada.
O planejamento incorpora tanto a leitura atual da organização quanto a elaboração de cenários futuros, decisões estratégicas corporativas e de negócios, definição de atividades e recursos necessários para obtenção dos resultados projetados.
1. FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO
O Processo administrativo que tem por objetivo listar definições práticas que contextualizam a formação de um Administrador, perante a sua visão em relação a empresa e a sociedade no cenário atual.
“O planejamento estratégico e um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.” Chiavenato (2010, p.142)
Para Maximiano (2006, p.55): “Planejamento e a ferramenta para administrar as relações com o futuro. E uma aplicação especifica do processo decisório. As decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em pratica no futuro.”
Outra conceituação apresenta o planejamento “como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitação a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.” (Oliveira, 2004, p. 36).
Planejamento estratégico é um conjunto de ferramentas que por si só são insuficientes, mas quando é seguido de planejamentos táticos e operacionais, consiste em poderosa ferramenta para programar o pensamento estratégico da organização. O Planejamento diz respeito á formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. Também possibilita avaliar os caminhos, perceber a realidade, construir um referencial futuro estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o método se destina.
Planejar é obter técnicas que possam absorver as incertezas e permitir crescimento. Mesmo que tenhamos planejado, ainda sim temos que em certas situações, manter cautela nas decisões. Por essas razões, existem três níveis de planejamento:
O planejamento estratégico é o processo que mobiliza toda a organização para construir e escolher o futuro desejado. É considerado como o planejamento de longo alcance com o período de tempo maior do que um ano e incluem atividades que envolvem a definição da missão da organização, o estabelecimento de seu objetivo e o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o sucesso das operações no seu ambiente e as decisões é de responsabilidade dos administradores. O planejamento sozinho não alcançará os objetivos de uma organização se o mesmo não for bem executado, acompanhado, controlado e corrigido caso seja necessário. Este processo de planejamento tem que ser dinâmico flexível e adaptável às necessidades de mudanças voltadas para eficácia empresarial.
O planejamento estratégico representa a ponte entre as decisões administrativas e a execução real por meio das pessoas ou níveis da empresa para que possa ser executado em todos os níveis da organização. Ele precisa ser detalhado e desdobrado em planos táticos para cada departamento da empresa e detalhado em planos operacionais relacionados com as tarefas e operações a serem realizadas.
O planejamento tático tem um período de tempo mais curto do que o planejamento estratégico,
...