Processos Gerenciais
Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanikgomides • 17/9/2013 • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
Etapa 1
Passo 1 (Individual)
Planejamento Estratégico
O nível institucional, também denominado de nível estratégico é o mais elevado da empresa. É neste nível que são tomadas as decisões e estabelecidas e os objetivos da organização.
Os administradores do planejamento estratégico tem a função de se relacionar com o mercado, enfrentando com incerteza os ambientes em geral. Ao identificar as ameaças dentro da empresa, desenvolvem a estratégia, com um planejamento, utilizando decisões cada vez mais baseadas em julgamentos em vez de decisões baseadas em dados.
Os objetivos estratégicos servem de base para o desdobramento em termos objetivos táticos ou departamentais.
A duas dificuldades básicas em lidar com o nível institucional da empresa: a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro, por isso é necessário ter uma boa intuição.
Existem três características para um bom planejamento estratégico.
1. É projetado ao longo do prazo: pelo menos em termos de consequências e efeitos cobrindo um limite de 2 a 5 anos podendo se estender a 10, 15 ou 20 anos dependendo da empresa contando com os investimentos aplicados.
2. Estar voltado para relações entre a empresa e seu ambiente: tomando decisões em julgamentos que não são baseados em dados ou informações referenciais.
3. Envolver a empresa como um todo: utilizando os recursos e obtendo um resultado maior e ativo de todas as competências e capacidades.
O planejamento estratégico procura indicar o método para alcanças os objetivos definindo minuciosamente cada tarefa ou ação a ser executada exigindo sete etapas: Determinação dos objetivos, Análise ambiental externa, Análise organizacional interna, Formulação de alternativas, Elaboração do planejamento, Implementação e execução e Avaliação dos resultados.
Os objetivos empresariais são estabelecidos em função da visão organizacional expondo estratégias e desdobrando os objetivos em departamentos desse modo podendo alcanças lucros, segurança e autonomia.
O lucro apresenta duas importâncias: qualidade e eficiência. Uma empresa que não gera lucros não pode suprir suas necessidades básicas esta sujeita a desaparecer.
A segunda etapa do planejamento é a Análise ambiental externa que procura conhecer a fundo o ambiente e o setor para saber o que acontece nele. Podendo resolver as necessidades e identificar as oportunidades e dificuldades da empresa, analisando os seguintes aspectos:
Análise do ambiente geral:Nesse contexto, o ambiente organizacional engloba todos os fatores, tanto internos como externos à organização, que podem influenciar o progresso obtido através da realização de objetivos da organização.
Análise do ambiente da tarefa: é processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua missão.
Análise ambiental do porter: destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco fatores:
Ameaça de novos entrantes, Economias de escala, Diferenciação de produto, Requisitos de capital, Custos de Mudança e Acesso aos canais de distribuição.
As "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.
Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.
A terceira etapa do planejamento estratégico é a análise organizacional internaela é responsável por analisar as condições e recursos internos da empresa indicando os pontos fortes e fracos. Criando condições e visando as características da empresa ou setor.
A partir das analises é feita a formulação de alternativas que ajudará a definir ou redefinir as ações tomadas nos pontos fortes e na melhoria dos pontos fracos formulando a estratégia e planejamento. A elaboração do planejamento é fundamental para que o processo tenha coerência e sustentação.
Planejamento
...