Processos Históricos Da Educação
Monografias: Processos Históricos Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cristiane19 • 27/2/2014 • 4.926 Palavras (20 Páginas) • 691 Visualizações
PROCESSOS HISTÓRICOS
1ª AA
Partindo do entendimento que educar é tornar a pessoa consciente e levando em consideração as citações de Carlos Rodrigues Brandão, retiradas do livro O que é educação:
“A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular e exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. É nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade dirigida para a consecução de um fim” (p. 14-15).
“Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”(p. 16).
Analise as afirmações:
1.A educação é um processo de conscientização – é um ato político.
2. Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da conscientização.
3. Educação básica é a educação que forma o homem na sua eminente dignidade de pessoa.
4. Educar é mais que formar – é possibilitar que o homem chegue cada vez mais perto da sua condição de humano.
As afirmações verdadeiras estão contempladas em:
1 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
2, 3 e 4 apenas
1,3 e 4 apenas
1, 2. 3 e 4
2ª AA
Considerando os estudos realizados sobre a História da Educação, podemos afirmar que:
I - Nas comunidades primitivas a família é a base da organização social, mas nem todos os indivíduos compartilham da mesma visão de mundo e dos mesmos valores.
II - Na antiguidade clássica o trabalho manual era realizado somente pelos escravos, enquanto os jovens, gregos aristocratas se ocupavam de atividades como a música, a arte e a retórica.
III - Na sociedade moderna não existe uma visão de mundo definida. A modernidade é marcada pela ênfase no indivíduo, isto é, o homem é visto como capaz de moldar o mundo a sua maneira, exercendo poder.
IV - Nas comunidades medievais não existiam escolas instituídas. O trabalho era escravo e o método escolar era tradicional e voltado para a formação da elite.
As afirmativas incorretas estão contidas em:
III e IV apenas
I e III apenas
II e IV apenas
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
3ª AA
Em relação à Antiguidade Oriental, leia as afirmativas a seguir e assinale a incorreta:
Os documentos bíblicos têm inestimável interesse histórico e não somente nos fazem conhecer os valores morais e compreender as raízes judaíco-cristãs da cultura ocidental.
Nossa cultura ocidental e, consequentemente, nossa educação são tributárias da herança greco-romana e da tradição judaico-cristã.
Os valores da tradição, da não violência, da meditação, ligaram sobretudo à religião através dos textos sagrados.
Duas grandes cidades da Antiguidade Oriental foram Atenas e Esparta.
Nas civilizações orientais não havia propriamente uma reflexão predominantemente pedagógica.
3ª AA
A partir dos estudos realizados do componente "Processos Históricos da Educação', leia as afirmativas abaixo:
I - Resgatar a memória e refletir sobre o passado não representa um mero exercício intelectual: são elementos essenciais da constituição da identidade de um povo, da construção do presente e da possibilidade de pensar em um futuro.
II - Uma sociedade que conhece seu passado, que o compreendeu, que reconheceu os seus erros históricos e o que os causou é uma sociedade com uma identidade forte, com bases sólidas sobre as quais se constrói o presente e pensa o futuro.
III. Uma sociedade que sabe e conhece as raízes dos processos que a caracterizam e os efeitos que estas produziram no passado é uma sociedade frágil, instável, incapaz de se libertar das suas amarras históricas para pensar em um presente e um futuro diferente.
Estão corretas as afirmativas I, II e III
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
Estão corretas apenas as afirmativas I e II
Está correta apenas a afirmativa I
Está correta apenas a afirmativa III
4ª AA
Os gregos se constituíram um povo de marcante influência na civilização ocidental até os tempos presente. baseado na educação e cultura desse povo, leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
Os gregos valorizavam a educação integral do homem: o intelecto, a formação profissional, o trabalho manual e o culto ao corpo perfeito.
A educação grega, no período helenista, teve como apogeu a Universidade de Roma, centro de fermentação intelectual que perdurou inclusive no período da dominação romana.
Tempos homéricos (séculos VII a XII a.C.) são assim chamados, porque naquela época teria vivido Homero. Nesse período, predominava a concepção divina do mundo, pela qual se admitia que as ações humanas fossem influenciadas
...