Processos Logísticos
Dissertações: Processos Logísticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dinhonov2014 • 23/11/2014 • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 244 Visualizações
Gerenciamento de Processos Logísticos
Nos últimos anos nota-se uma mudança rápida e intensa nas organizações, após o advento da informática e a automação industrial, novos produtos e serviços surgem e são oferecidos aos clientes sempre como um diferencial. As organizações estão mais dinâmicas e atentas às mudanças para continuarem competitivas e sobreviverem no atual mercado. Se antes o foco era o lucro, hoje as mudanças exigem que o foco das organizações sejam também os clientes, que utilizam seus produtos ou serviços. Diz-nos Kiliminnik (1997) que as organizações, na era da competitividade global enfrentam o grande desafio de buscar inovações tecnológicas, novos mercados e métodos modernos de gestão dos processos organizacionais e de integração total das cadeias de valor da organização, clientela e fornecedores. A capacidade das organizações perceberem essas mudanças, e de adequação rápida a elas, é de extrema importância para a melhoria contínua do nível de desempenho nos produtos/serviços oferecidos, que supra as necessidades dos seus clientes. É nesse contexto que inicialmente se configura a importância da logística.
A logística de distribuição é considerada hoje como um dos principais fatores que influenciam no desenvolvimento organizacional. O alto custo para seja mantido um estoque pode inviabilizar as operações de muitas organizações. Para um fabricante pode ser inviável produzir em grande escala e assim ter que manter um estoque de produtos acabados bem acima da demanda que se apresenta. Da mesma forma, uma loja de varejo não pode fazer estoque excessivo devido ao alto custo da manutenção deste estoque. O excesso de capacidade produtiva, a volatilidade dos mercados, a maior proximidade dos clientes, a globalização, os custos reduzidos e os riscos elevados, nos anos mais recentes, têm exposto as empresas a um maior nível de competição. As empresas deverão definir medir e monitorar indicadores de desempenho, os quais serão utilizados na estruturação de ações para melhorar o desempenho competitivo.
Além do custo de se manter estoque, o excesso dele pode tornar operações simples de movimentação interna de materiais um verdadeiro tormento. Hoje em dia, busca-se reduzir custos em toda a cadeia de suprimento e os centros de distribuições (CDs) passam a ser, neste contexto, cada vez mais importantes, fazendo o elo do fabricante como cliente final, sem maiores ônus a ambas as partes. Pois os CDs funcionam como verdadeiros elos entre fabricantes e clientes finais, de milhares de materiais diferentes, fazendo com que as mercadorias circulem por toda a cadeia de suprimento de uma forma rápida e eficaz. Isso minimiza custos de estoque, menor tempo entre o pedido e a entrega da mercadoria/serviço, abastecimento contínuo da organização e otimização dos recursos organizacionais. Com o advento da informática e a facilidade de troca de informações, a globalização parece estar cada vez mais presente em nossas vidas. Uma mercadoria na Europa comprada pela internet pode esta chegando ao Brasil em apenas dois dias, mas isso não se dá somente pela rapidez da comunicação num mundo globalizado, ocorre também graças as operações logísticas integradas, fluxos corretos de mercadorias e bons gerenciamento de todo esse processo logístico.
Geralmente localizados em pontos estratégicos por todo o mundo, os CDs exercem papel fundamental nesse fluxo rápido e intenso de mercadorias dentro da cadeia logística, pois por estarem bem localizados, diminuem o “lead time” das mercadorias. Contudo, para os CDs continuarem eficientes e não perderem a função estratégica que proporcionam aos seus clientes e fornecedores há a necessidade de se avaliar o desempenho dos processos inerentes aos CDs, com base em indicadores pertinentes ao setor, a fim de que sejam implementadas melhorias contínuas no gerenciamento dos processos internos e externos que são de suma importância ao bom funcionamento dessas organizações.
Certamente, não basta só avaliar. O resultado dessa avaliação deve servir de suporte ao gerenciamento estratégico das organizações, que para conseguirem sobreviver no atual mercado, têm que estarem sempre atentas às mudanças, mas principalmente serem capazes de absorvê-las. As organizações devem buscar definir o seu sistema de mensuração de desempenho, contemplando seus processos
...