Processos de Gestão
Tese: Processos de Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BruProspero • 13/3/2014 • Tese • 3.814 Palavras (16 Páginas) • 189 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO TEC. EM SECRETARIADO
Alunos e RA Orientador: Prof º (nome professor)
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
2º Série – Processos Gerenciais
Osasco, 11 de setembro de 2013.
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CTS em Secretariado.
Desafio: Elaboração de planejamento estratégico
para a empresa B O N I T A se reestabelecer no
mercado de maneira competitiva.
Osasco
2013.
I.Etapa 1
I.I Aula-tema: Os fundamentos da Administração: O que é administração de empresas, As empresas; O administrador; O contexto em que as empresas operam.
“Nada é mais prático do que uma boa teoria.”
Kurt Lewin.
Passo 1 :
Aluna: 1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.
A tecnologia da informação passou a ter domínio, produzindo grandes avanços tecnológicos e as organizações adotaram rapidamente essas técnicas, modernizando suas estruturas. (CHIAVENATO, 2003).
As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade que passarão a ter ao longo da vida.
Habilidade segundo (Lacombe, 2003) “é a capacidade que o ser humano tem de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços com o desempenho esperado, a partir do ensinamento praticado”. Para adquirir um bom desempenho profissional, o administrador necessita ter três tipos de habilidades, que segundo o criador dessa tipologia, Kats (1955, apud CHIAVENATO, 2003), são de natureza: técnica, humana e conceitual.
Habilidade Técnica: Maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o prazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.
Habilidade Humana: Capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se á facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver
conflitos.
Habilidade Conceitual: Requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.
Ser esse profissional proativo, que ocupa um cargo estratégico na empresa, exige algumas habilidades essenciais natas e adquiridas:
Adaptabilidade: É necessário que um bom gestor se adapte a qualquer empresa que ele possa vir trabalhar. Um bom líder se adapta a qualquer realidade e sabe se comunicar com qualquer tipo de pessoa, seja o dono da empresa, seja o conselho administrativo ou um colega de trabalho.
Interatividade: Uma das maiores habilidades de um gestor é se cercar de pessoas confiáveis e principalmente fazer com que elas se espelhem no chefe que têm. Mas, para isso, é preciso que ele saiba conduzir seus subordinados com sabedoria. Dar exemplo é essencial nesse momento, um bom líder põe a mão na massa junto com a equipe e, claro, incentiva e valoriza o trabalho de cada um.
Delegação: É preciso delegar responsabilidades e, para isso, ele precisará acompanhar os resultados dos trabalhos. Mas, é necessário confiar no trabalho dos subordinados e deixá-los á vontade no momento de criação. Dar autonomia é o posicionamento mais indicado.
Polivalência: Essa é uma habilidade muito importante, ser polivalente requer muito conhecimento muita experiência. Um bom gestor precisa estar pronto para administrar qualquer setor dentro de uma empresa, O acúmulo de experiência com certeza o tornará um empreendedor de sucesso e fará dele um profissional de destaque.
2. O conceito de empresa, de gestor e empresário.
Empresa: Segundo Maximiano (1992) “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar própositos coletivos.Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou um corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.”
Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos,
recursos financeiros e outros.
A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
A qualidade é o resultado de um trabalho com organização.
Gestor: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado pelo grupo, com um objetivo específico. As instituições podem ser privadas, sociedades de econômia mista, com ou sem fins lucrativos.
A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu início a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.
As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucioná-los , organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões
...