Processos exotérmicos e endotérmicos
Projeto de pesquisa: Processos exotérmicos e endotérmicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ghamina • 9/6/2014 • Projeto de pesquisa • 534 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
RELATÓRIO DE AULA PRATICA
Processos exotérmicos e endotérmicos
Acadêmicas:
Ji-paraná
2012
Introdução
As reações exotérmicas possuem um balanço negativo de energia quando se compara a entalpia total dos reagentes com a dos produtos. Assim, a variação entálpica final é negativa e indica que houve mais liberação de energia, na forma de calor, para o meio externo que absorção. Já numa reação endotérmica, o fornecimento de energia desloca o equilíbrio para a formação de produtos. Uma vez que este processo absorve calor do meio. As reações endotérmicas têm como característica possuírem balanço energético positivo quando é comparado a energia entálpica dos produtos em relação aos reagentes. Assim, a variação dessa energia possui sinal positivo (+ΔH) e indica que houve mais absorção de energia do meio externo que liberação. Assim o objetivo é verificar a ocorrência de processo que absorvem ou liberam calor e, aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula a respeito dos processos exotérmicos e endotérmicos, e analisar os resultados obtidos em todas as reações realizadas em laboratório.
Material
Sulfato de cobre
Água destilada
Bico de bunsem
Garra para tubo de ensaio
Pipeta 10ml
Copos de béquer
Bastões de vidro
Tubo de ensaio
Cloreto de potássio
Hidróxido de sódio
Métodos
Experimento 1
Adicione cerca de 150 ml de água destilada em um béquer, com o auxílio de uma espátula adicione o Cloreto de Potássio (KCl)
Experimento 2
Adicione cerca de 150 ml de água destilada em um béquer, com o auxilio de uma espátula adicione o Hidróxido de Sódio (NaOH)
Experimento 3
Com o auxilio de uma espátula coloque uma pequena quantidade de Sulfato de Cobre (CuSO4) em um tubo de ensaio. logo depois com a ajuda da pinça, levou-se ao bico de busem em alta temperatura por alguns minutos.
Na segunda fase esperamos esfriar um pouco o tubo de ensaio, logo depois com o auxilio da pipeta acrescentamos algumas gotas de água e logo depois também foi observado o resultado.
Resultados e Discussão
Experimento 1
Quando o cloreto de potássio é dissolvido na água, ha um esfriamento da parede do tubo de ensaio, podemos classificar como uma reação exodérmica que é uma reação onde o reagente libera energia para chegar ao produto. Quando tocamos o tubo,
...