Produto Interno Bruto
Seminário: Produto Interno Bruto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hsnake • 5/6/2014 • Seminário • 390 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços produzidos numa determinada região, país e estados, durante um período determinado, é indicador mais utilizado na macroeconomia com o objetivo de medir a atividade econômica de uma região.
São usados vários índices e indicadores para qualificar o tipo de desenvolvimento.
São eles:
Índice de Gini
É uma medida de concentração ou desigualdade, feita pelo estatístico italiano Corrado Gini em 1912, para medir as necessidades, que mede o grau da desigualdade entre países ou regiões.
A Curva de Lorenz
É uma representação gráfica criada a partir da análise da renda da população. Um dos requisitos para fazer este gráfico é necessário saber a renda domiciliar per capita.
O Índice de Gini é calculado através da formação da área pela Curva de Lorenz.
Através dos dados pesquisados é analisado o desenvolvimento no decorrer dos anos.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
O Índice de Desenvolvimento Humano foi desenvolvido em 1990, é uma ferramenta para verificar o avanço do bem estar de uma população.
O IDH é analisado pela renda, medida pelo PIB a renda per capita, pela expectativa de vida da população e educação.
O desenvolvimento de um país se da por vários setores da nossa sociedade, sendo a luta das indústrias em manter a sua produção e lucro e a população querendo melhora na qualidade de vida.
O conceito Histórico de Desenvolvimento Econômico
O desenvolvimento econômico é um fenômeno que atinge vários países que passa pelo capitalismo o aumento da produção e renda por habitante.
Desde século XI, na Europa quando houve as primeiras revoluções agrícola.
Aos poucos a transformação foi acontecendo e mudando através das Revoluções.
O desenvolvimento é necessário que tenha crescimento da renda por habitante.
A melhoria da qualidade de vida é um processo histórico da sociedade não resolve os conflitos sociais.
O Desenvolvimento Econômico do Brasil durante o período do populismo
No ano de 1946, o Brasil adquiriu uma nova constituição que reintroduziu na democracia no contexto político brasileiro. As novas leis constituintes eliminaram com o autoritarismo do Estado Novo e devolveram a soberania política ao voto popular. Após vários anos Getúlio Vargas se ficou a frente do governo, a política brasileiro mostrou tomado por várias tendências carentes de uma orientação política mais bem articulada.
Foi nessa desorganização ideológica que o populismo tomou intensamente o desenvolvimento da democracia, que através dos seus atos populares promoveram melhora na vida da população.
...