Produção E Operação
Artigos Científicos: Produção E Operação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielud • 1/10/2013 • 633 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Engenharia da produção é uma área que estuda o desenvolvimento automobilístico, buscando aprimoramento e conhecimento para a evolução e aceitação do produto pelos clientes.
A grande concorrência cresceu muito entre as empresas de automóveis com isso a Volkswagen se viu obrigada a correr atrás de novidades e com isso a busca pelo desenvolvimento nessa área chegando ao consorcio modular.
Enfim tudo que uma empresa precisa é baixar seus custos e isso foi um grande encontro o consorcio modular.
2. CONSÓRCIO MODULAR
Consórcio Modular é um projeto inovador em termos de tecnologia e respeito ao meio ambiente e colaborador.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende adotou esse modelo inovador de gestão que ao longo dos anos, provou ser um sucesso. Resende descreve o objetivo do processo modular; “Um dos objetivos do Consórcio Modular é o repasse de atividades de montagem aos consorciados de forma a permitir a redução dos custos e do tempo de montagem do produto, uma vez que várias tarefas são realizadas em paralelo.” ( et al, Resende, 2002)
2.1 Funcionamento e objetivo
Funciona assim: oito parceiros fazem a montagem de conjuntos completos de peças, por exemplo: a Maxion (cuida da montagem do chassi), a Arvin Meritor (eixos e suspensão), a Remon (rodas e pneus), a Powertrain (motores), a AKC (armação da cabina), a Carese (pintura) e a Continental (pneus).
O controle de qualidade do produto é de total responsabilidade da Volkswagen. Por sua vez, o Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados.
“Vale ressaltar o fato de que a Volkswagen vem passando por uma profunda reforma estratégica de seus negócios. A empresa vem mudando o seu foco, que antes era o volume de participação no mercado para o foco da qualidade de seus produtos, produtividade e lucratividade de suas plantas industriais”
(RESENDE, Alexandre; COSTA, Francisco; RUTKOWSKI, Jacqueline; CARVALHO, Leonardo; ALMEIDA, Ricardo; SILVA, Welington, 2002 p.04).
2.2 Fluxograma do Consorcio modular Volkswagen:
Fonte: www.volksvagem.com.br
Os parceiros não participam do lucro final dos produtos. Eles continuam sendo fornecedores, com a grande diferença de também montar as peças que vendem. A estratégia aumenta a produtividade e torna a montagem mais eficiente e flexível. Além disso, ao compartilhar a produção com os parceiros, a empresa consegue se concentrar mais em outros aspectos de seu negócio, como a logística, as estratégias de marketing, o atendimento ao consumidor e, em especial, o desenvolvimento de novos produtos.
Os funcionários dessas empresas são da mesma
...