Produção E Operações
Monografias: Produção E Operações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ricklokoo • 3/11/2014 • 2.643 Palavras (11 Páginas) • 276 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço. Pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro, com maior utilidade.
Primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações.
A administração de Produção e Operações evoluiu até sua forma atual através da combinação de práticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção.
Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.
Etapa 01
Pontos importantes.
Estabelecer níveis hierárquicos;
Utilização de técnicas quantitativas não sequencia, como a matemática vem sendo utilizadas em grande escala;
Associar estratégias tipicamente empregadas na teoria de controle (como por exemplo: esquemas de realimentação) com os métodos da programação matemática
O Valor da Informação Disponível: quando o processo dinâmico é afetado por incertezas (por exemplo: as flutuações aleatórias da demanda), as informações disponíveis, a cada período de tempo, tornam-se vitais para garantir a confiabilidade da solução do problema de controle.
Foram analisados e comparados, com a solução ótima malha-fechada (MF-PDE), quatro
procedimentos da literatura: MVC, NFC, OLFC e o PMF.
O procedimento PMF foi o que apresentou maior adaptabilidade à solução malha-fechada.
Empresa
Embrapol - Empresa Brasileira de Produtos Ópticos Ltda, desde sua fundação em 1975 vem buscando atender seus clientes com o mais alto nível de qualidade em seus produtos e serviços.
A matriz, sediada na capital de São Paulo, possuí um parque industrial com equipamentos e com tecnologia de ponta para atender as exigências dos mais rígidos padrões internacionais de surfassagem e montagem e um centro de distribuição e comercialização de todos os tipos de lentes e blocos em todas as suas variedades de materiais e marcas para a completa satisfação e conveniência de seus clientes.
A excelência de seu atendimento e a qualidade dos seus produtos garantem à Embrapol a posição de um dos mais respeitados distribuidores e laboratórios do país, com atuação em todo o território nacional através de suas filiais e representações.
Localizada Rua Rizzieri Negrini, 260 - Vila Arapuã - São Paulo.
A empresa tem como missão produzir produtos com qualidade para o setor óptico, superando a expectativa dos clientes (Ópticas, Oftalmologistas e Consumidor Final), respeitarem sempre o prazo de entrega, oferecendo um atendimento com total transparência e permitir que os seus colaboradores sejam remunerados a partir do seu resultado.
E os valores da empresa são referencia no mercado nacional na produção de produtos e serviços e utilizar todas as tecnologias existentes no setor para que seus produtos cheguem ao consumidor final com a máxima excelência e perfeição.
O contato que obtivemos dentro da empresa foi o S.R. Junior Bortolin, gerente Comercial na Embrapol Sul.
Durante visita a empresa, elaboramos algumas perguntas relativas ao processo de produção da empresa acima citada dentre elas colocamos abaixo as principais:
A) QUAL O PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO UTILIZADO PELA EMPRESA?
A empresa trabalha com a produção sob encomenda, ou seja, é necessário que o cliente solicite qual a dioptria a ser produzida na lente, Dentro da produção sob encomenda, cada pedido refere-se a um produto quase sempre diferente, produzido a partir de um pedido específico, ao qual o cliente pode fornecer o projeto ou não. Não existe um catálogo "fechado" de peças sendo difícil prever "o que”, "o quando" ou "como" será feita a produção no período seguinte. Na prática, estas informações só ficam disponíveis com a chegada do pedido quando então o roteiro de fabricação é delineado, a produção se inicia e os materiais são encomendados.
B) COMO SÃO CALCULADAS AS PREVISÕES DAS DEMANDAS?
As previsões são baseadas em médias apresentadas no histórico de fornecimento para cada grupo de produto. Utilizando a media móvel simples, levando em consideração a demanda dos últimos três meses.
C) COMO SÃO CONTROLADOS OS ESTOQUES DE MATÉRIAS-PRIMAS?
A quantidade de material dos lotes de reposição vai depender do valor do estoque máximo, sendo este determinado pela soma das quantidades do estoque mínimo, mais a quantidade ideal do lote de reposição, mais o estoque de segurança. Os estoques de segurança são dimensionados para absorver variações tanto na taxa de demanda quanto no tempo de reposição de estoques.
E) EM RELAÇÃO AOS HORÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS OPERACIONAIS, QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ADOTADOS?
A empresa trabalha com turno único de 12 horas diárias, eventualmente podem-se prolongar estes horários dependendo da produção a ser entregue, nestes casos os colaboradores envolvidos no processo recebem horas extraordinárias.
F) QUAL Á MEDIA DE PRODUÇÃO, DIÁRIA, SEMANAL, MENSAL?
Diária: 1000 serviços executados,
Semanal: 5000
Mensal a media de 15000 serviços.
G) QUAIS SÃO OS PRAZOS QUE A EMPRESA COSTUMA CUMPRIR?
Depois de realizado o pedido a empresa tem um prazo de entrega de ate 48 horas para a efetiva entrega do serviço
A empresa através de seu software gerencial realiza programações
...