Produção Textual Individual
Artigo: Produção Textual Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: becinha18 • 10/5/2014 • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 240 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4
2.1 INFLAÇÃO.............................................................................................................4
2.2 TAXA DE JUROS...................................................................................................4
2.3 TAXA DE CÂMBIO.................................................................................................5
2.4 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL..................................................................5
2.5 MEDIDAS DE DISPERSÃO...................................................................................6
2.6 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA..............................................6
2.7 NÚMEROS-ÍNDICES.............................................................................................7
2.8 DEFLAÇÃO DE DADOS........................................................................................8
3 REFERÊNCIAS.........................................................................................................8
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca explicar o que é inflação, os motivos do porque acontece a inflação para podermos entender melhor sobre este tema, falar sobre taxa de juros e como ela é calculada e também visa explicar sobre taxa de câmbio já que hoje em dia se usa bastante.
Entender melhor sobre as técnicas de amostragem probabilística, medidas de tendência central e medidas de dispersão e mostrar a diferença entre inflação e deflação.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Inflação
Inflação acontece quando os preços dos produtos aumentam durante certo tempo, em alguma região ou cidade. Durante o processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Algumas causas da inflação são:
Demanda por produto maior do que a capacidade de produção do país;
Emissão muito grande de dinheiro feito pelo governo;
Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
2.2 Taxa de Juros
A taxa de juros é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito. A taxa de juros é uma relação entre dinheiro e o tempo dado que podem beneficiar a um poupador que decide investir seu dinheiro em um fundo bancário, ou seja, que se soma ao custo final de uma pessoa ou entidade que decide obter um empréstimo ou crédito. A taxa de juros é calculada em porcentagem e com frequência aplica-se de forma mensal ou anual. Existem dois tipos de indicadores que permitem medir a taxa de juros. A taxa de juros nominal ou TIN, que é a porcentagem aplicada na hora de realizar o pagamento dos juros. E a taxa anual equivalente ou TAE, que mede qual é o ganho ao final de um dado ano, de forma padrão.
2.3 Taxa de câmbio
A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país. Pode-se mencionar duas taxas de câmbio: a taxa de câmbio real e a taxa de câmbio nominal.
O câmbio real é aquele que estabelece a relação pela qual uma pessoa pode trocar bens e serviços de um país pelos de outro.
O câmbio nominal, por sua vez, é a relação direta entre uma moeda e outra estrangeira.
2.4 Medidas de Tendência Central
São medidas que indicam a localização dos dados. Costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da média aritmética, a mediana (estatística), ou a moda. Por vezes escolhemos valores específicos da função distribuição acumulada chamados quantis como quartis, decis, ou percentis.
2.5 Medidas de Dispersão
As medidas de dispersão são utilizadas para avaliar o grau de variabilidade, ou dispersão, dos valores em torno da média.
As medidas mais comuns de variabilidade para dados quantitativos são a variância; a sua raiz quadrada, o desvio padrão. A amplitude total, a distância interquartílica e o desvio absoluto são mais alguns exemplos de medidas de dispersão.
2.6 Técnicas de Amostragem Probabilística
A amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem
...