Produção Textual Interdisciplinar Individual-1/Natureza E Identidade Da Pedagogia.O Que é Pedagogia E Qual O Papel Do Pedagogo?
Artigo: Produção Textual Interdisciplinar Individual-1/Natureza E Identidade Da Pedagogia.O Que é Pedagogia E Qual O Papel Do Pedagogo?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gislene • 13/5/2014 • 951 Palavras (4 Páginas) • 774 Visualizações
NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA.
O que é pedagogia e quem é o pedagogo?
1. INTRODUÇÃO
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhado tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
2. DESENVOLVIMENTO
Ser pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola. É mais do que isso. É ser Responsável. Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios. Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia. Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos. Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião. Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo. Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida. Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não se torna uma profissão muito atraente, e realmente não é. Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano. Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista. As pessoas perderam-se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito triste, pois este é o mundo dos nossos filhos, crianças que irão crescer e tornar-se adultos.
Desde sua origem, o pedagogo é aquele que, ensina que sabe empregar a pedagogia. Espera-se que saiba como ensinar e como mobilizar as diferentes áreas do conhecimento, para fazer educação com qualidade. Deve ser capaz de responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, conforme determina a legislação vigente. Seu objeto de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor, na operacionalização do projeto político-pedagógico da escola.
Cabe ao pedagogo exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso, ele precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola, sabendo promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, conferindo-lhe ânimo para romper com a rotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos, construindo uma equipe de trabalho eficiente e uma escola de vanguarda.
Bem assessorado pela liderança de um bom pedagogo, o professor inova com criatividade e segurança, sem se sentir sozinho na construção da própria competência pessoal e profissional. Pode contar sempre
...