Programando Em C#
Exames: Programando Em C#. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: passageiro45 • 4/5/2013 • 877 Palavras (4 Páginas) • 363 Visualizações
Capítulo I – Iniciando em C#
Objetivos
Este capítulo tem os seguintes objetivos:
Examinar um programa mínimo em C#
Entender o processo básico de programação
em C#
Iniciando em C#
O canônico “Hello, World”
Seguindo uma tradição iniciada há muito tempo atrás,
vamos começar nosso treinamento criando um program a
mínimo em C#: o tradicional “hello, world!”.
Siga os passos seguintes:
1. Crie uma pasta chamada “Programa ndoCS”;
2. Abra o Bloco de Notas e digite o código abaixo:
class Hello
{
static void Main(string[] args)
{
System.Console.WriteLine("Hello, World !!!");
}
}
3. Salve o arquivo com o seguinte nome: “HelloWorld.cs”;
4. Para compilar, digite o seguinte comando no prompt:
csc Helloworld.cs
5. Ao término da compilação, o assembly1 é gerado.
Execute o programa, digitando o seguinte comando no
prompt:
Helloworld
6. Como resultado, obteremos a mensagem “Hello, world”
exibida na console.
Podemos com este pequeno programa notar algumas
características importantes do C#:
O elemento fundamental da programação em C# são as
classes. Todo código e todas as variáveis pertencem a
uma classe;
É fundamental implementar um método chamado Main, o
qual indica o ponto de entrada da aplicação;
O método de entrada Main é do tipo static 2
Para mostrar uma mensagem na console utilizamos um
método (WriteLine), o qual foi implementa do em uma
1 Nome dado coletivamente aos executáveis (dll e exe) .NET.
2 Utilizado no contexto da classe. Não requer um objeto instanciado.
Iniciando em C#
classe (Console ), e esta foi definida dentro de um
namespace (System );
A identificação do método através do nome completo
pode ficar muito extenso;
Podemos também escrever o nosso código assim:
using System;
class Class1
{
static void Main(string[] args)
{
Console.WriteLine("Hello, World !!!");
}
}
A palavra reservada using identifica os namespaces
utilizados. Dessa forma, não é necessário referenciá -los
novamente dentro do código.
Vamos então ver o que significa cada um destes elementos .
Namespace
A palavra reservada namespace é utilizada para declarar um
área de abrangência . Sua utilização permite organizar o
código de forma a impedir colisão de identificadores. Um
problema bastante comum em grandes projetos é a poluição
do escopo global, tendo como conseqüência a ocorrência de
identificadores homônimos.
Quando declaramos um namespace , todas as classes
declaradas dentro do mesmo recebem seu nome como pré
nome. Assim, se criarmos uma classe chamada Cliente
dentro de um namespace chamado Cadastros , internamente
o identificador da classe será Cadastros.Cliente.
Podemos declarar namespaces aninhados (um dentro do
outro).
Os namespaces são implicitamente públicos.
Há uma recomendação da Microsoft para que, na dúvida,
utilizemos como namespace o nome da empresa proprietária
da aplicação em desenvolvimento.
Iniciando em C#
Classe
Classe é a unidade básica de programação em C#. Todo
código deve pertencer a uma classe para que possa ser
utilizado. Quando construímos nossos softwares , na
realidade estamos criando classes e nelas utilizando outras
classes.
As classes podem conter os seguintes tipos de membros:
Atributos
Métodos
Propriedades
Indexadores
Conforme dito anteriormente, para evitar a colisão de
nomes, as classes podem ser agrupadas em namespaces .
Capítulo II - Conceitos Básicos
Objetivos
Este
...