Programas De Trabalho De Auditoria
Exames: Programas De Trabalho De Auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viniciusheith • 20/11/2013 • 573 Palavras (3 Páginas) • 678 Visualizações
4. Estoques
a. Introdução
Os estoques são bens destinados à venda ou à fabricação, relacionados com os objetivos e atividades da empresa. Eles são importantes na apuração do lucro líquido de cada exercício social e na determinação do valor capital circulante líquido do balanço patrimonial.
As principais classes de estoques compreendem:
matérias-primas - bens comprados e destinados à produção;
produtos em processo - bens que estão em processo de produção (em elaboração); e
produtos acabados - bens produzidos ou comprados e destinados à venda.
Em linhas gerais, os principais objetivos da auditoria de estoques são os seguintes:
verificar se as quantidades de bens declaradas realmente existem;
verificar se os bens foram custeados e avaliados de acordo com os princípios de contabilidade e a consistência dos procedimentos em relação ao exercício social anterior; e
verificar se as informações referentes aos estoques foram adequadamente divulgadas nas demonstrações financeiras sob exame (classificação, notas explicativas sobre estoques dados em garantia e mudança na base de avaliação com efeito relevante).
b. Aspectos Contábeis
1) Classificação
Os estoques são classificados no ativo circulante, entretanto, se existirem bens com prazo de realização superior a um ano, eles deverão ser registrados no ativo realizável a longo prazo. Os estoques são apresentados da seguinte forma no balanço patrimonial:
ATIVO CIRCULANTE
Disponível
Contas a receber
Estoques
Produtos acabados
Produtos em processo
Matérias-primas
Provisão para desvalorização
Despesas antecipadas
2) Sistema de custeio da matéria-prima
De acordo com os princípios de contabilidade, a matéria-prima é valorizada por todos os custos incorridos até que ela esteja disponível para utilização na fábrica. Assim sendo, o custo da matéria-prima inclui, além do preço constante na nota fiscal de compra, frete, seguro de transporte, despesas alfandegárias, preço dos serviços prestados por despachantes, impostos não recuperáveis etc.
3) Sistema de custeio dos produtos produzidos
Utilizam-se na prática dois sistemas de custeio dos produtos produzidos, denominados custeio por absorção e o outro custos-padrão. Há ainda o sistema de custeio baseado na atividade ABC (na sigla em inglês) e o sistema de custeio variável.
4) Métodos de valorização dos estoques
Após estabelecermos a forma de alocação de custos, o segundo passo é valorizar as quantidades que ficam nas contas de estoques
...