Papeis De Trabalho Auditoria
Pesquisas Acadêmicas: Papeis De Trabalho Auditoria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tacyanafernandes • 16/3/2015 • 920 Palavras (4 Páginas) • 686 Visualizações
PAPÉIS DE TRABALHO
Justifica-se o interesse em desenvolver esse trabalho, o desejo de melhor entender a importância dos papéis de trabalhos na realização de uma auditoria, e concluímos que é importante a preparação e organização dos documentos de auditoria de tal forma que possam ajudar o auditor a realizar um serviço de auditoria de qualidade.
Os papéis de trabalho são um conjunto de documentos utilizados na execução dos trabalhos de auditoria que evidencia os exames do auditor. Essas documentações são normalmente preparadas pelo próprio auditor no decorrer do seu trabalho e também por terceiros. Os papéis de trabalho representam o registo de todas as evidências, por meio da observação, inspeção, indagação, investigação, obtidas ao longo da execução do serviço de auditoria, cujas conclusões devem ser adequadamente documentadas de forma a suportar a sua opinião. A organização dos papéis de trabalho deve atender as circunstâncias e as necessidades de cada auditoria.
Os papéis de trabalho que são montados devem ser aqueles que somente trarão uma utilidade para o auditor, e as informações que neles irão conter devem se limitar aos dados necessários. Assim, como os comentários devem conter uma redação clara e de fácil compreensão.
O auditor deve documentar através dos papéis de trabalho todas as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, com o propósito de fundamentar a sua opinião e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as normas de auditoria Internacionais aplicáveis.
Os papéis de trabalho devem ter sua apresentação e o seu conteúdo de modo a permitir que uma pessoa que não participou do trabalho possa compreendê-los de imediato. E no final, os papéis de trabalho devem indicar as conclusões alcançadas.
Os auditores devem ter consciência que o conteúdo e organização dos mesmos refletem o seu grau de preparação, experiência e desenvolvimento. São considerados papéis de trabalho aqueles preparados pelo auditor, pelo auditado ou por terceiros, tais como, planilhas, formulários, fotografias, arquivos de dados, ofícios, memorando, portarias documentos originais, confirmações externas entre outros, enfim todas as informações que forem relevantes para dar suporte às conclusões e aos resultados da auditoria devem ser registradas e são papéis de trabalho.
Finalidade dos papéis de trabalho
Os papéis de trabalho têm por finalidade: Apresentar registro dos exames realizados; Demonstrar os objetivos, o escopo e a metodologia, incluindo os critérios de amostragem utilizados; Evidenciar o trabalho realizado que embase as conclusões e os comentários significativos; Fornecer informações relevantes ao planejamento de futuras auditorias; Servir como evidência que fundamente o relatório emitido; Registrar a evidência de reexame da supervisão do trabalho realizado.
Referenciação dos papéis de trabalho
A referenciação dos papéis de trabalho é um aspeto muito importante, pois a mesma permite uma fácil e rápida localização dos documentos nas pastas de trabalho. Os papéis de trabalho são todos referenciados, existindo referências externas, para correlacionar as informações de um papel de trabalho para outro; e referências internas, dentro de um mesmo papel de trabalho. As referências são alfanuméricas e evidenciadas em vermelho. Cada papel de trabalho é referenciado com a letra do respetivo ciclo a que se refere, seguida de um número, com uma numeração sequencial.
Características dos Papéis de Trabalho
Precisão: devem ser elaborados sob extremo rigor técnico;
Concisão: devem ser concisos, de forma que qualquer interessado e conhecedor das normas e procedimentos de auditoria entenda-os;
Praticidade: devem ser práticos para economizar tempo na sua elaboração;
Objetividade:
...