Projeto Cidade Saneada
Trabalho Universitário: Projeto Cidade Saneada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amandavaz2002 • 26/4/2014 • 356 Palavras (2 Páginas) • 421 Visualizações
2.4 PROJETO CIDADE SANEADA
Em todo o País, a coleta de esgotos atinge 46,2% da população. Do esgoto coletado, 38% recebem algum tipo de tratamento. Pesquisa realizada em 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 71,8% dos municípios brasileiros sequer possuíam política municipal de saneamento básico. No estado de Pernambuco, segundo a Compesa, apenas 20% da população possui cobertura de redes de esgoto, que não recebem nenhum tipo de tratamento. No caso da capital pernambucana o problema do saneamento é grave e remonta ao Brasil Colônia, pois há mistura da rede de esgoto com o sistema de drenagem, com dejetos a céu aberto desembocando em canais espalhados pelo município. Em uma iniciativa do Governo de Estado de Pernambuco foi dado início ao Programa Cidade Saneada, uma Parceria Público-Privada (PPP), para a área de saneamento. A Foz do Brasil é parceira da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para os serviços de esgotamento sanitário dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), além do município de Goiana, localizada ao norte de Recife, na Zona da Mata, foi incluída no pacote porque, além do polo industrial existente, em especial farmoquímico, receberá uma fábrica da Fiat, com início de produção previsto para 2014.
O principal objetivo do projeto é, em 12 anos elevar o atual índice de cobertura em esgotamento sanitário, de apenas 30% na Região Metropolitana do Recife (RMR), dos quais apenas 7% são tratados, para o índice de 90%.
Para alcançar estes índices, serão investidos R$ 4 bilhões na ampliação e recuperação dos sistemas existentes, além da prestação de serviços de coleta e tratamento de esgotos. Serão implantadas 280 novas estações elevatórias e 34 estações de tratamento de esgoto. Essa parceria é considerada um passo decisivo para mudar a realidade do saneamento no Brasil e vai beneficiar diretamente 3,7 milhões de pessoas.
E espera-se que ao final dos 35 anos previstos para o projeto, mais de 4,8 milhões de pessoas sejam beneficiadas com os serviços de esgotamento, no qual apenas na capital, 1,5 milhão de habitantes serão contemplados com ampliação do saneamento.
...