PROJETO SUSTENTÁVEL Ocorrido:Uma Cidade Foi Atingida Por Fortes Enchentes E várias Escolas Foram Destruídas. Muitos Estudantes Dessas Escolas Poderão Ficar Prejudicados E Perder O Ano Letivo. Além Disso, Será Que é Possível Elaborar Um Projeto De
Casos: PROJETO SUSTENTÁVEL Ocorrido:Uma Cidade Foi Atingida Por Fortes Enchentes E várias Escolas Foram Destruídas. Muitos Estudantes Dessas Escolas Poderão Ficar Prejudicados E Perder O Ano Letivo. Além Disso, Será Que é Possível Elaborar Um Projeto De . Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: humbertocesar • 18/9/2013 • 325 Palavras (2 Páginas) • 742 Visualizações
PROJETO SUSTENTÁVEL
Ocorrido:Uma cidade foi atingida por fortes enchentes e várias escolas foram destruídas. Muitos estudantes dessas escolas poderão ficar prejudicados e perder o ano letivo. Além disso, Será que é possível elaborar um projeto de sustentabilidade, considerando-se aspectos econômicos, sociais e ambientais?
A intenção é estudar os eventos extremos que aconteceram na região e, assim, encontrar alternativas para ajudar as vítimas das chuvas, e ainda evitar novos episódios semelhantes na região. Para isso, o Projeto tem que ser dividido em Duas partes.
A primeira parte trata-se de deslocar os alunos para uma escola mais próxima, disponibilizando transporte.
Com os alunos já estudando inicia-se a reconstrução da Escola, propiciando aos estudantes um ambiente de aprendizado mais saudável e confortável. Os espaços são flexíveis e adaptáveis a diferentes usos, servindo como um atrativo na interação entre e Comunidade. OProjeto BM ,vai oferecer aos estudantes um ambiente correto, saudável e eficiente ,apartir de um projeto arquitetônico sustentável.
Preceitos de desenho universal foram utilizados na concepção de todos os espaços internos e externos para garantir a acessibilidade de pessoas com mobilidade física reduzida em todos os espaços. Uma rampa, que dá acesso a todos os níveis do projeto, se apresenta como uma solução mais apropriada e define o eixo de circulação do edifício.
A necessidade da integração BM/Comunidade gera uma concentração de equipamentos nos primeiros pavimentos.
O pátio, coberto com pé direito duplo, caracteriza o espaço de entrada e distribuição de alunos, professores e visitantes. Além disso, Integra as áreas de uso comum, como auditório, refeitório e biblioteca, que poderão ser utilizados em diversas ocasiões pelos alunos e pela comunidade. Articula, ainda, os dois blocos que formam a escola: administração e aulas, abrindo-se no interior do lote para um pátio descoberto e jardins criando um respiro em meio ao adensamento da cidade.
Maior eficiência energética e redução do consumo de água são atingidos com a utilização de tecnologias eco eficientes, que além de serem soluções verdes, trazem menor custo operacional ao edifício.
...