Projeto De RH
Artigos Científicos: Projeto De RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaq • 3/11/2013 • 853 Palavras (4 Páginas) • 638 Visualizações
ARTIGO
RESUMO (ABSTRAT)
É uma reflexão sobre como o profissional em Recursos Humanos pode identificar possíveis falhas em um processo produtivo ou em qualquer outro setor da empresa através de meios de avaliações de desempenhos, climas organizacionais, diagnósticos, etc., onde se percebe ao longo das atividades execultadas o desenvolvimento a melhoria de desempenho dos funcionários afim de obter o resultado proposto pelas organizações.
Palavras-Chave: Treinamento, Resultados e Melhoria de Desempenho, Desenvolvimento.
1. INTRODUÇÃO
Em sua maioria, as empresas vem buscando a todo momento uma melhoria contínua de seus processos, visto que a melhoria de desempenho da empresa passa sobre tudo pela melhoria de desempenho do funcionário em executar as tarefas, estipula-se métodos de treinamento para capacitação dos colaboradores possibitando assim o alcance das metas impostas pelas empresas.
2. DESENVOLVIMENTO
O profissional em Recursos Humanos, bem como qualquer outro, deve estar atento e sempre bem informado sobre os acontecimentos, planejamentos, e desdobramentos que fazem parte de seu dia-a-dia, e isso possibilita ao profissional a busca incansável por melhorias nos ambientes que se encontram a baixo do rendimento esperado.
Tachizawa (2001, p. 219) defende que "nenhuma organização consegue manter um bom nível de produtividade sem uma equipe de profissionais bem preparados", ou seja, o colaborador é a mente da empresa, que por sua vez é apenas um corpo que reflete o comportamento apresentado pelas pessoas que nela atuam.
Por tanto o primeiro passo se dá nas informações coletadas pelos gestores de cada seção que possivelmente irá externar suas insatisfações. A partir daí utiliza-se um planejamento para o levantamento das necessidades da seção ou das seções envolvidas. O RH pode utilizar como meio de levantamento das necessidades ferramentas como: avaliação de desempenho; pesquisa de clima organizacional; diagnóstico de área, análise de processos seletivos, entre outros meios de levantamento. É de suma importancia o uso destas ferramentas para que o profissional utilize de uma escolha correta de métodos de treinamento, para obter um melhor desempenho de seus funcionários.
Como base nas informações obtidas o profissional estipula projetos de treinamento que podem ser aulas expositivas; workshop; estudo de caso; brainstorming; dramatização; palestras; simulação sociais; ou até mesmo em alguns casos cursos técnicos para a capacitação dos colaboradores.
Através da interação dos treinamentos o responsável pelo RH passa a ter parâmetros para avaliação dos colaboradores, que gira em torno da avaliação de treinamento, reação aprendizagem, comportamento e resultados finais das metas estabelecidas. Com o objetivo de redução de riscos, deve-se montar um plano de aproveitamento desse pessoal, de modo que eles desenvolvam um trabalho á altura do treinamento que receberam, pois pode ocorrer a criação de expectativas por parte dessas pessoas, que não sejam alcançadas, havendo assim um desestímulo ao trabalho. Além disso, deve-se verificar se os objetivos foram atingidos, se os treinados conseguiram assimilar o que lhes foi transmitido e se poderá realmente ser utilizado no dia a dia.
Tanto a melhoria de desenvolvimento do funcionário quanto a da empresa, passa a ser notada a partir dos resultados, tendo eles como:
• Aumento da produtividade;
• Aumento da qualidade;
• Redução de custos (retrabalho);
• Aumento das habilidades;
• Redução
...