Projeto Integraçao Entre um Ambiente Educativo Escolar e Um Não Escolar
Por: jakygga • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.496 Palavras (10 Páginas) • 1.216 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO – INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE EDUCATIVO ESCOLAR E UM AMBIENTE EDUCATIVO NÃO ESCOLAR
Jakeline Oliveira Teles Carbonato - 1521947
Rondonópolis
2015
Jakeline Oliveira Teles Carbonato – 1521947
PROJETO DE TRABALHO – INTEGRAÇAO ENTRE UM AMBIENTE EDUCATIVO ESCOLAR E UM AMBIENTE EDUCATIVO NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de graduação em Matemática, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.
Rondonópolis
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................03
2. OBJETIVOS............................................................................................05
2.1 OBJETIVO GERAL...........................................................................05
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................05
3. DESENVOLVIMENTO............................................................................06
3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..............................................................06
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.........................................07
3.2.1 Ambientes e Público-alvo.....................................................07
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos.................08
3.2.3 Propostas de Ação e Estratégias Didáticas........................08
3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma......................14
4. AVALIAÇÃO ...........................................................................................16
4.1 RESULTADOS ESPERADOS..........................................................16
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................17
REFERÊNCIAS...........................................................................................18
- INTRODUÇÃO
Em primeiro momento o trabalho teve início com a elaboração de um relato de observação dos ambientes educativos escolares e não escolares num raio de 500m de um determinado ponto.
Visto que o ambiente educativo não escolar (educação informal) constantemente ocupa um papel fundamental na sociedade, é ele que conduz o bom relacionamento entre os indivíduos. Já o ambiente educativo escolar (educação formal) possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto à sociedade, oferecendo assim o conhecimento cientifico.
No segundo momento, com base nos dados obtidos anteriormente, foi escolhido o ambiente educativo não escolar - o Núcleo de formação de lapidários. Em seguida a escolha do local, foi elaborado um projeto de trabalho de integração de um ambiente educativo escolar e não escolar voltado para a ação a ser inserida como proposta pedagógica.
Partindo deste esclarecimento, este trabalho levanta o seguinte problema: como a educação no ensino fundamental, num ambiente educativo não escolar, pode contribuir de modo ativo na identificação, no raciocínio, na observação e na exploração de conhecimentos de modo multidisciplinar.
Com base neste questionamento, este trabalho busca subsídios em um ambiente não escolar, uma interação disciplinar para que o aluno possa compreender e relacionar vários conceitos, valores, procedimentos e atitudes que estão no nosso cotidiano.
- OBJETIVOS
- Objetivos Gerais
O presente trabalho propôs-se a investigar o potencial pedagógico no Núcleo de formação de Lapidários de Guiratinga, tendo como foco a matéria prima de trabalho, pedras coradas ou gemas coradas – minerais - para o desenvolvimento de temáticas nas áreas de ciências exatas e humanas analisando-se os métodos e propostas, espaços de exposição e de desenvolvimento das atividades educacionais, palestras dos profissionais desta instituição envolvidos nestas atividades para com os alunos do 9º ano do ensino fundamental.
- Objetivos Específicos
- Compreender a importância do ambiente educativo não escolar e suas vertentes no processo educacional de modo multidisciplinar;
- Entender a importância da oficina de lapidação para o município;
- Associar o processo de escolaridade em um novo ritmo de vida e de trabalho numa fase de progresso econômico e expansão comercial;
- Conscientizar e refletir sobre o seu processo de desenvolvimento social histórico e cultural;
- Desenvolver uma postura ética e política frente a sociedade;
3. DESENVOLVIMENTO
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no primeiro artigo a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. No terceiro artigo um dos princípios são o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e a vinculação entre a educação escolar e as práticas sociais.
As atividades e relações pedagógicas inovadoras presentes no espaço “não-convencional” resultam numa postura crítica em relação à escola, fato assinalado por Sposito e Corrochano (2005, p. 164)
Para LIBANEO, 1994 a prática educativa em nossa sociedade, através do processo de transmissão e assimilação ativa de conhecimento e habilidades, deve ter em vista a preparação de crianças e jovens para uma compreensão mais ampla da realidade social, para que essas crianças e jovens se tornem agentes ativos de transformação dessa realidade.
E é nas atividades e nas relações pedagógicas inovadoras presentes no espaço não-convencional resultam numa postura crítica em relação à escola, fato assinalado por Sposito e Corrochano (2005, p. 164)
...