Projeto Multidisciplinar Lll
Trabalho Escolar: Projeto Multidisciplinar Lll. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: solangess • 24/5/2014 • 4.271 Palavras (18 Páginas) • 411 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
DRÚSILA O. S. SENTAMOR RA: 5315968437
PRISCILA MEDEIROS RA: 5560125053
SOLANGE DOS SANTOS RA:5529102040
THELMA SOUZA RA: 3243566313
VANESSA N DO NASCIMENTO RA:5322972016
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino ”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Fernanda Tamborim Montez Borges.
SANTO ANDRÉ
NOVEMBRO/2013
ESTAR ALFABETIZADO É...
Estar alfabetizado é saber ler e escrever. Saber decodificar sons em grafemas e escrita em fonemas. Estar alfabetizado é poder ler escrever interpretar, tendo domínio para saber utilizá-los, não somente quando estamos em ambiente escolar, mas também em nosso dia a dia.
O processo de alfabetização é bastante complexo e delicado, onde é necessário o comprometimento de todos os envolvidos, desde de pais,alunos e educadores.
Recordar momentos marcantes, ver com encantamento a possibilidade de ler o mais rápido possível o que estava nos livros ao meu redor. Já havia criado a expectativa, pois minha irmã mais velha havia entrado na escola, era um sonho, aquelas figuras, o melhor dizendo ilustrações era fascinante. Passava hora admirando os livros, mau podia esperar a minha vez, afinal tudo parecia tão fácil,mais não foi bem assim. O que me recordo bem foi o primeiro dia, ainda no pátio esperar ansioso pela chamada até ouvir meu nome, ser encaminhada para sala de aula, mais sem grandes lembranças, uma coisa fundamental é a recordação da primeira professora, muito marcante.
Como toda criança a vemos como alguém especial, possuidora de um mundo encantado, mais não ao certo o que aconteceu, apesar do meu interesse, muito curiosa não me alfabetizou fui reprovada. Recordo-me que tinha uma cartilha, caminho suave, nada suave, contornava as letras pontilhadas varias vezes, era uma forma maçante e muito desmotivadora, para aprender o nome, era necessário ficar escrevendo varias vezes no caderno sem fim,até que um dia me cansei, rasguei, joguei fora e disse à ela que havia perdido,mais já sabia escrever meu nome, estava frustrada queria algo novo mais entusiasmante. Tudo era a base de repetição, várias vezes o nome, a letra e assim por diante, só sei dizer que o tempo passou eu reprovei a primeira, a segunda e a terceira vez...decepção, frustração, e até hoje não entendo, talvez alguns fatores colaboraram pra isso. O fato dos meus pais não serem alfabetizados, sabiam ler mais muito pouco, então a participação deles ficou a desejar, e não sei dizer qual era a minha condição de aluna.
Sendo assim as expectativas que criamos diante da questão alfabetização é muito grande, talvez o que se passa é que acreditamos no faz de conta das histórias que ouvimos, alfabetizar requer muita atenção e dedicação dos envolvidos, um olhar amplo. Estar alfabetiza é saber decodificar símbolos, é um processo de descoberta do código escrito pela criança, que se refere ao desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita.
“O SIGNIFICADO DE ESTAR ALFABETIZADO”
A complexidade deste assunto nos faz refletir sobre quais os aspectos mais relevantes, para tornar mais fácil esse processo. Compreende-se alfabetizado aquele que sabe ler e escrever, vai além de aprender as representar os sons, ou seja, é mais do que aprender a simbologia gráfica dos sons existentes da fala.
Aprender a escrever envolve a aprendizagem de modos de discurso, compreendendo os gêneros existentes à disposição daquele que fala lhe dando condições de interagir na sociedade, levando em consideração as diferentes situações de comunicação.
O processo de aprendizagem é contínuo e ocorre de constantemente, sendo desenvolvido ao longo da vida, sendo permanente, envolvendo relações sociais e culturais, sendo o homem um pro do seu e nele vive adotando um papel de cidadão ativo na sociedade. A alfabetização é um processo individual, sendo um processo social e abrangente incluindo abordagem mecânica do ler escrever, sendo a língua escrita como meio de expressão/compreensão, tendo autonomia em relação a língua oral, considerado a alfabetização com base na caracterização da maturidade linguística do indivíduo, relacionada com a linguagem e memória e na interação entre as informações que são aprendidas através da visualização.
Ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases.
O aprendizado da leitura e da escrita deve ocorrer em situações reais, onde estas tenham uma função social concreta, e que a tarefa do aprendiz seja basicamente a de buscar o sentido do texto. Todos devemos nos tornar leitores à medida que aprendemos a ler e assim também deve ser com a escrita.
Entendemos como alfabetizado aquele que sabe ler e escrever silaba simples e a partir do momento que os alunos estão decodificando estão alfabetizados. É importante o aluno saber interpretar um texto, e são apenas ler como papagaio.
Aluno alfabetizado é aquele que consegue se comunicar utilizando a escrita. Acreditamos ser importante o aluno saber para que serve socialmente saber ler e escrever, portanto, conhecer a função social da escrita.
DEFINIÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
O termo alfabetização designa ao processo de aquisição da língua escrita quanto ao seu desenvolvimento; etimologicamente, o termo alfabetização não ultrapassa o sentido de levar à aquisição do alfabeto,ou seja,ensinar o código da língua escrita,ensinar as habilidades de ler e escrever.
Como por exemplo, ler e escrever significa o domínio da mecânica da língua escrita; nesse sentido,
...