Projeto Musica Na Educação Infantil
Artigos Científicos: Projeto Musica Na Educação Infantil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 467957 • 26/2/2014 • 676 Palavras (3 Páginas) • 1.499 Visualizações
Professora: Marília De Medeiros Lima
Turma: Berçário
Tema: Música (Cantando e Encantando no Berçário)
Período: 01/04/ á 01/05/12
JUSTIFICATIVA:
“Encantados com o que ouvem, os bebês tentam imitar e responder, criando momentos significativos no desenvolvimento afetivo e cognitivo, responsáveis pela criação de vínculos tanto com os adultos quanto com a música. Nas interações que se estabelecem, eles constroem um repertório que lhes permite iniciar uma forma de comunicação por meio de sons.” (Pág 70 e 71 vol. 03, R.C.N. da educação infantil.)
Durante este período em que estamos trabalhando com esta turma do Berçário percebemos o grande interesse que os bebês têm pela música, principalmente das que falam dos animais. E sendo a música uma ferramenta de aproximação entre educadores e crianças, e entendendo que trabalhar a música no berçário vai trazer para a criança uma série de informações que ajudam no desenvolvimento da percepção, ritmo, atenção, além de promover atividades que desenvolvam habilidades visuais, motoras, físicas e psicológicas, resolveu então desenvolver o Projeto “Cantando e encantando no Berçário.”
Segundo o R.C.N. Da Educação Infantil, os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches. “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”, atesta o documento
Objetivo Geral:
Promover uma ação pedagógica musical que oportunize o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, assim como explorar movimentos corporais e a linguagem oral, auxiliando no desenvolvimento da criança.
Objetivos Específicos:
Propiciar canções musicais variadas de acordo com a faixa etária das crianças
Desenvolver atividades lúdicas que integrem as demais áreas do conhecimento através das musicas apresentadas as crianças.
Proporcionar momentos de interação entre as crianças, assim como entre as educadoras e as crianças.
Vivências do Conhecimento:
Tomando todo o cuidado em se respeitar a faixa etária das crianças nós educadoras procuraremos escolher musicas que consigam trazer para o universo da criança uma ampliação de vocabulário, partindo de frases e nomes que lhes são familiares para com isso conseguir despertar nelas o interesse por sua repetição, fazendo com que se sintam com vontade de cantar e dançar.
Problematização:
Partindo do que entendemos fazer parte de uma serie de ações que nos possibilite propiciar momentos de construções e vivencias repletas de estímulos, onde o brincar é certamente a maior atração para a criança, vamos cantando e brincando com as palavras de uma forma descontraída e gostosa,
...